splash

Mosaico de Fotos

24 de novembro de 2011

Reciclando??????

Esse tema pode parecer meio estranho para um blog de mãe, mas é agora que precisamos cuidar do mundo que deixaremos para nossos filhos. Aqui em casa separamos o lixo reciclável,e tem a coleta uma vez por semana, aqui que somos 2 adultos e 1 criança, o lixo é assustador, imagino em casas com famílias maiores. Separamos vidro, metal, papel, papelão, plástico, as próprias embalagens mostram o símbolo de produto reciclável e na dúvida mandamos também. Dá trabalho? Nem tanto, separamos um saco grande de lixo para colocar tudo e é bem tranquilo. A coleta é feita toda terça pela manhã.
O que anda me preocupando é a reutilização momentânea de algo que vai pro lixo no próximo ano. Eu já fiz isso, "reciclei" latas de molho de tomate, fiz porta lápis para dar de presente para alunos, ficaram fofos, mas com certeza já estão no lixo. E vejo hoje em dia nas escolas vários trabalhos desse tipo sendo desenvolvindo com  crianças, enfeites feitos com garrafas PET, tampinhas plásticas etc. Que logo terão destino certo, o lixo. Pra mim, esse conceito de reciclagem que está sendo ensinado para nossas crianças está totalemente errado, não está???

Por outro lado, estamos precisando nos reeducar para reaproveitarmos utensílios ao invés de comprarmos novos, e também procurar pessoas interessadas nas coisas que não nos servem mais, mas ainda podem ser úteis para outras pessoas. Não estou falando em juntar sacolas de doações e nem saber o destino delas. Falo em olhar ao nosso redor e procurar saber se tem um amigo, conhecido, vizinho precisando do que não cabe mais na nossa vida. Podem ser roupas, utensílios domésticos, enfeites. Por que temos tanta necessidades de comprar coisas novas?????
Nós praticamos o reaproveitamento aqui em casa e Alice também, ela usa roupas e sapatos da prima e amiguinhas e as amiguinhas usam as coisas que não servem mais pra ela.





7 comentários:

  1. moro num predio d 10 aptos, ninguem alem d mim separa, jogam vidro pela lixeira e ouço o estrondo, uns malucos.
    Na escola da Nina a comunicaçao é via email p economizar papel e muita atividade dela é com material reciclado, montaram uma casinha d cx d leite, lindos!!!
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  2. Reciclar é muito importante, e em casa nao consigo mais ficar sem fazer isso. Maria Alice, aos poucos, vai aprendendo.

    Mas na escolhinha dela é horrível, eles fazem campanha pela conscientização ambiental, e jogam tudo fora no lixo comum. Dá raiva até!

    Bom trabalho aí! :)

    jP Vegueiro

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa separo os reciclaveis e deposito na lixeira destinada a eles. Repasso as roupas da Lara tb. Sempre há alguem que precisa.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Oieee...
    Já faz um tempo que assunto, reciclagem, é divulgado por aí, mas é dificil ver ainda quem se preocupe, eu morei em um predio que tinha coleta separada até de oleo de cozinha e tudo mais, mas hoje moro em um prédio que não se ouve falar em reciclagem, e acho importante reciclar assim como edudar as pessoas e nossos filhos com isso, pois temos que deixar um mundo melhor pros nossos filhos e filhos melhores pro mundo.

    bjkasssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente ... penso nisso todos os dias e faço tudo o que posso para melhorar ... adorei seu blog .. visite o nosso e vamos manter contato .. bjs

    ResponderExcluir
  6. devemos ensinar os pequenos desde já os 3 "R": reduzir (que ultimamente já é muito utilizado quando compramos coisas em refis ao invés das embalagens originais, reutilizar que é o caso das vasilhas e potes de soverte, margarina e vidros de papinhas que servem pra guardar novos alimentos e o reciclar: esse as pessoas acabam achando meio difícil pois pode demandar mais trabalho e criatividade. Porém a internet esta aí cheia de dicas legais de várias coisas bacanas que podemos reciclar com todo o tipo de material.
    Aqui em casa no ano passado eu reciclei o fundo das latinhas de refrigerante, fiz enfeites para a árvore de natal, ficaram lindos. Esse ano irei aproveitar a festinha do meu filhote na próxima semana e vou fazer uma árvore toda reciclável utilizando garrafas pet.
    Ah e esse assunto deveria sim ser mais comentado nos blogs maternos sim, pois se fala muito de educação e a educação social e ecológica é muito importante e atual. Adorei o post. bjks!!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o que a Patrícia escreveu lá no facebook pra você. Acho que esse tipo de reutilização não pode ser entendido como reciclagem e sim, apenas um adiamento, como você disse. Acho que a educação ambiental começa com um belo e sonoro "NÃO" quando a criança pede algum brinquedo "inútil", minimizando o lixo que geramos em casa... minha irmã mora numa casa pequena e tem um minhocário e minha filha adorou dar comidinha pras minhocas! Pra quem mora em apto é uma boa opção para descartar o lixo orgânico. Essas minhocas "comem" até filtro de café!! Sei lá.. São inúmeras as formas de reduzir nosso impacto no mundo e é trocando idéias que vamos conseguir mudar de fato alguma coisa. Adorei seu blog! Beijão! (Paula von)

    ResponderExcluir