splash

Mosaico de Fotos

16 de dezembro de 2011

E que fique bem registrado... e exemplos e disponibilidade

Hoje, na véspera de completar 16 meses, Alice pegou um livro, me deu, sentou ao meu lado e...........prestou atenção na estória toda. Bem, "a estória toda" tem 26 linhas e muita ilustração. Mas desde quando eu lia para ela ao seu lado no berço que ela não ficava quieta, só queria saber de mudar páginas e eu ansiava pela hora de poder ler estórias para a pequena.

Alice gostar de ler é uma preocupação minha (umazinha dentre tantas outras nóias de mãe) eu adoro ler, e pensando em como esse gosto se formou, lembro de que quando comecei a  ler e tinha muitos livros didáticos da minha mãe, que era professora primária, espalhados pela casa (bem, quem espalhava era eu, eles ficavam em uma estante baixa ao meu alcanse) não eram livros de literatura, eram livros com textos e interpretação de textos, primeiro eu lia todas estórias e depois de um tempo respondia as perguntas sobre o texto, era pura diversão.
Lembro do meu avô lendo jornal pela manhã, ele sentava e lia o jornal inteirinho, sabia sempre o que acontecia pelo mundo, e adorava mostrar que sabia o nome de países e suas capitais, é uma imagem que guardo com muito carinho.
Meu irmão é 1 ano e meio mais novo e também tem o hábito da leitura, até mais que eu, em sua casa tem livros na cabeceira da cama, ao lado do sofá, na cozinha, banheiro, ele sempre lê mais de um. Depois de crescida eu comecei admirar meu irmão por causa desse gosto pela leitura e não faz muito tempo, estávamos reunidos conversando e ele diz que tomou gosto pela leitura de me ver lendo. Fiquei toda emocionada, não fazia idéia que eu tinha de certa forma sido um exemplo.
 O papai da Alice também adora ler e se informar, através de livros, revistas, blogs, telejornais, e RÁDIO ( antes do João eu achava que só velhinhos ouviam noticiário naqueles radinhos à pilha)  eu nunca consigo dar uma notícia pra ele, sobre qualquer assunto, e olha que eu tento...Quando era pequeno ele desafiava o irmão, um pouco mais novo, e a mãe a fazer perguntas que ele sempre conseguia responder e com isso se empolgava ainda mais em ser bem informado.
Lembrando de tudo isso eu vejo que não deve ser difícil uma criança criar o hábito de leitura, com bons exemplos e livros disponíveis ao seu redor, logo teremos uma nova leitora na família (não tão logo pois somos contra a alfabetização precoce, mas isso é assunto pra outro post...)


Adora folhear livros e já curtiu comê-los também...

7 comentários:

  1. Andrea, a nossa iniciação na leitura foi parecida. Minha mãe tb era professora e eu tive sempre muitos livros disponíveis para folhear, ler, brincar. Lembro que uma das minhas brincadeiras preferidas de criança era justamente ficar olhando e folheando os livros didáticos da minha mãe. E ela me comprou muitos livros, coleções, então eu sempre tive familiaridade com eles, o que na idade adulta continuou. Incentivar a leitura na Ísis sempre foi uma preocupação minha e creio que esteja conseguindo, porque ela adora um livrinho! Hj ela presta atenção quando eu leio, mas antes ela tb só queria saber de virar as páginas, então eu contava uma historinha curta baseada na figura, ou apenas descrevia a cena. Tem livros que leio para ela que só agora estou descobrindo o que tem escrito! rsrsrs
    Beijos,
    NIne

    ResponderExcluir
  2. Ai, que lindo texto! Eu também gosto muito de ler! Já chorei pra ganhar livro e também já troquei chocolate por livro... tudo que valeu muito a pena! Fiquei curiosa pra saber porque vocês são contra a alfabetização precoce!
    Eu fui alfabetizada mais cedo pela minha mãe, quando eu pedi para aprender a ler em um dia. A minha mãe disse que em um dia não era possível. Daí eu perguntei se em um mês dava. Ela disse que sim. E eu adorava andar pela casa com a minha pastinha, juntando as sílabas para formar as palavras, que muitas vezes nem existiam. Foi uma época muito gostosa. E por falar em exemplo, tudo isso inspirou a Dili, um pouco mais tarde, a querer aprender também! Mas eu não sei se isso foi "precoce", acho que não, ou pelo menos não muito. A Alice ainda é novinha, tem muuuito tempo pra aprender a ler, tem muuuitas outras descobertas antes disso. Mas eu fiquei bem curiosa! um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Já comecei escrever um post sobre o meu entendendimento por "alfabetização precoce" pra gente discutir juntas o assunto ;) bjs

    ResponderExcluir
  4. Meu pai sempre leu muito e muito. Livros dele, e para mim também. Lembro dele ler sempre antes de eu ir dormir, mesmo quando eu já sabia ler.

    Eu AMO de paixão ler, e o Lucas começou a ter o hábito e a gostar mais depois que começamos a namorar. A Lara vive rodeada de livros, e tudo pra ela é livro. Vira e mexe ela vem com umas revistas de propaganda pra eu ler pra ela.
    Sabe que ainda não tentei ler mesmo a história. Só vou passando as páginas aos poucos e identificando as imagens. Vou começar a ler tudo né, quem sabe ela goste e fique quietinha!

    Parabéns pra fofa da Alice!
    Orgulho dessas nossas leitorinhas! =D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Que delícia, com todo esse incentivo nao tem como ela não ser uma amante da leitura, eu também tive/tenho essa preocupação e minha Leah desde que chegou nesse mundo que tem contato com os livros, ela adora, mas ainda não para pra me ouvir ler a historinha, so quer virar as paginas e pegar outros livros logo. Gostei saber de saber que a Alice de repente parou pra ouvir, também espero ansiosa por esse momento. Hehehe

    ResponderExcluir
  6. Oi ...Bem voce foi exemplo para seu irmao...e sua pequena agora tem o exemplo de pai mae tio rs o que nao falta sao leitores...vai ver que sua pequena um dia tambem sera um leitora de tudo e adorara' :D
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu leio desde os 4 anos, não me lembro de quando não sabia ler, mais foi por opção, minha mãe diz que eu chorava pra ir pra escola aprender a ler, e teve de mentir minha idade , mais eu acho que essa paixão por leitura, veio justamente de ver a minha mãe lendo, minha mãe sempre leu muito, e eu até hoje leio bastante, e o Ad tá seguindo a mesma linha, ele vai fazer 6 anos semana q vem e lê , e é interessado, aqui na minha cidade, tem o Farol do Saber (são vários) é um lugar com computador e internet grátis e muitos livros para locação, então hoje mesmo passamos por um e o Ad me disse nós podemos vir aqui né? Já que estamos de férias e eu não terei o que ler. Eu achei super fofo, mesmo sabendo que tem muito livros em casa, acho uma boa pedida para as férias, Bjks

    ResponderExcluir