Antes de ser mãe já era muito questionada sobre a idade para começar o estudo de uma língua estrangeira e agora com o contato maior que tenho com outras mães, o questionamento é frequente.
Bem, Alice está com 21 meses agora e já fiz planos e escolhi material para começar ensiná-la oficialmente assim que completar 24 meses.
Experimentar a língua estrangeira escolhida desde muito cedo é essencial para que haja melhor aproveitamento do potencial que a criança tem para aprender qualquer som, qualquer pronúncia e que se perde com o tempo, com o contato da criança apenas com a língua natal. O objetivo das aulas é portanto a ambientalização com o idioma de forma mais natural e agradável possível, através de música, vocabulário atraente para o universo infantil, brincadeiras e audio com falantes nativos. É explorada a fala e audição, a escrita só deve ser introduzida após o processo de alfabetizaçao da língua nativa e de forma gradual. O ensino de estruturas gramaticais só deve acontecer depois de 11 ou 12 anos.
A grande questão é como escolher uma boa escola pra uma criança tão pequena. Na minha opinião, é preciso verificar o método de ensino se corresponde ao que citei como sendo importante nessa idade e conhecer o professor ou professora, avaliar a experiência e empatia com crianças, colocar a criança para fazer pelo menos duas aulas experimentais e observar como a criança se sentiu. Essas aulas não devem durar mais de 40 minutos, e duas vezes na semana são suficientes.
Hoje em dia muitas escolinhas oferecem aulas de inglês na sua grade de ensino, é bom verificar a qualidade dessas aulas seguindo as mesmas dicas, com olho clínico mesmo, pois uma aula ruim na primeira infância pode arruinar o aprendizado para o resto da vida.
Das inúmeras crianças que acompanhei no aprendizado de inglês, chegaram à adolescência com fluência, pronúncia e desenvoltura para ouvir e falar nunca mais alcançados por alunos que começaram aprender depois dos 12 anos ou já adultos.
Aos pais, mães, avós, tios e quem se interessar pelo assunto e quiser mais informações ou tirar dúvidas, pode entrar em contato comigo que vou adorar ajudar no que puder.
Eu também dava aulas de inglês antes da Lú nascer. Parei porque quis me dedicar a ela só. Mas acho muito legal começar cedo. Luísa tem aulas na escola e aqui em casa, ela me pergunta muitas coisas. A pronúnica é ótima, e espero que ela goste tanto da língua quanto eu! beijos
ResponderExcluirAndrea, excelente post, excelente. Sempre me questiono se deveria colocar a Manu numa escola blingue ou nao e se sim, se ela deveria ser alfabetizada em ingles ou em portugues. Aqui em Sao Paulo tem escolas que qdo eles ainda sao pequenos, as aulas sao todas em ingles, mas a medida que crescem, eles sao alfabetizados em portugues, mas tem algumas aulas em ingles. Fico muito na duvida. Eu sou fluente na lingua e gostaria muito que a Manu tb aprendesse desde cedo. Mas fico perdida em como proceder.
ResponderExcluirRe, se quiser vc mesma dar aulinhas pra ela posso te passar o material que eu encontrei, é muito bom, e depois a gente vai trocando dicas...
Excluirbjs
Muito bom o post! ^^
ResponderExcluirtem selinho pra vc aqui:
http://omundodesayuri.blogspot.com.br/p/selinhos.html
Bjos
Andrea, CLARO que eu vou querer trocar umas figurinhas com você depois, e pegar umas dicas para fazer um home study com a Lara também! =D
ResponderExcluirOlá! Aprender desde cedo um novo idioma é fundamental para futuramente se destacar no mercado de trabalho. Não apenas no trabalho, mas como fonte cultural mesmo.
ResponderExcluirEu estou próximo de colocar meu filho em um curso de inglês:
http://www.culturainglesa.net/wps/portal/cursos_de_ingles
Penso ser muito importante até um terceiro idioma nos dias de hoje. Aprender coisas novas nunca é demais.
Boa sorte com o seu filhote. Abraço! :)