Eu adoro espinafre, em casa quando pequena tinha um canteiro lindo e minha mãe fazia bolinhos perfeitos. Cresci ouvindo que espinafre fazia bem, era fonte de ferro e cálcio. Quando comecei dar papinha pra Alice era um ingrediente que sempre tinha em casa, até...um belo dia leio um post sobre a toxidade do espinafre. Parei de usar e achei essa matéria sobre o assunto com fontes confiáveis de pesquisa, com o seguinte trecho:
"O espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém
cálcio e ferro. Entretanto, esses dois minerais são pouquíssimo
aproveitados pelo nosso corpo, já que o alto teor de ácido
oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização
desses minerais pelo nosso organismo. Os estudos mostram também
que o ácido oxálico do espinafre pode interferir com a absorção
do cálcio presente em leites e seus derivados."
Não vou tirar o espinafre da minha mesa pra sempre, mas ele não é mais estrela por aqui. Vocês já ouviram falar da toxidade do espinafre???Usam com frequência???
splash
Assinar:
Postar comentários (Atom)
por aqui se eu falar que nunca usamos vc vai brigar comigo amiga?! aqui o espinafre é até dificil de achar, ninguem tem muito o costume ... e eu mesma não gosto...
ResponderExcluirbjus
Nossa, não sabia! E nem gostei de saber. Que coisa. Será mesmo? Vou pesquisar também. Depois te conto o que eu achar.
ResponderExcluirbeijos
Bia
www.maedacabecaaospes.com.br
Vou perguntar pro papai da Lara que é biólogo, depois te falo. Eu adoro espinafre e a Lara tbm, aliás, comemos hoje! Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/
ResponderExcluirEu nunca comi!!
ResponderExcluirE olha que já comi todas as verduras e folhas possíveis, meu pai tinha horta!
Acho que não é fácil de achar aqui na minha região!!!
E não sabia, seu post foi ótimo para nos alertar!!
Beijos!!
Déia,
ResponderExcluiro ácido oxálico está presente em muito vegetais, inclusive no espinafre. Quando consumimos esses vegetais, o ácido oxálico se liga a alguns íons, formando sais (oxalato). No espinafre, por exemplo, o ácido oxálico se liga ao íon cálcio também presente no espinafre, diminuindo sua biodisponibilidade ao nosso organismo; ou seja, apesar do espinafre ser rico em cálcio, nosso organismo não consegue aproveitá-lo porque ele se liga ao ácido oxálico (oxalato de cálcio). O mesmo não ocorre com leite e derivados - as principais fontes de cálcio, que apresentam boa disponibilidade desse mineral (nosso corpo consegue absorver o cálcio do leite e derivados muito bem). Numa dieta saudável, variada, o consumo ocasional de alimentos ricos em ácido oxálico não representa problemas. Em algumas situações específicas, é necessário maior cuidado, maior atenção quanto à dieta (ex.: pessoas com problemas renais, vegetarianos estritos etc). Para uma alimentação adequada às suas necessidades, consulte sempre um nutricionista.
Lembro quando você falou sobre isso numa outra vez!
ResponderExcluirE a Alice, tadinha, adora espinafre né? hehehe
Mas, certamente, terão outras coisas gostosas e saudáveis para substituí-lo!