splash

Mosaico de Fotos

9 de fevereiro de 2012

Peixe

O tema desse post veio de mansinho durante essa semana...
Primeiro recebi a Revista Crescer e na matéria "Receitas Caseiras (que funcionam com as crianças)" me chamou a atenção o item 10 (são 20) com o título de "Peixe acelera o raciocínio", depois levei Alice para brincar na casa de uma amiga que tem 2 filhas (1 ano e 8 meses e 3 anos) e ela comentou que nunca havia dado peixe para as filhas pois não tinham costume em casa e ela nunca lembrava.. E hoje uma mamãe do parquinho levantou a questão do receio de dar peixe para criança muito nova, medo das alergias, de engasgar com a espinha, etc.
Bem, Alice começou comer peixe com uns 10 meses (liberada pelo pediatra), faço salmão ou atum (frescos) e Ela adora, come de 4 a 6 refeições por semana. Quando apareço com o prato Dela, a pergunta é se tem peixe ou ovo, que Ela também adora.
Cozinho junto com os legumes, por pouco tempo para não ficar duro. Ontem, por exemplo, fiz um refogadinho de cebola, alho, tomate, abóbora japonesa, couve e um tempo antes de desligar coloquei o salmão para cozinhar. Servi com uma polentinha (angú).
Procuro sempre lembrar de oferecer ingredientes diferentes, acredito que assim consigo atingir maior variedade de nutrientes para ajudar no desenvolvimento físico e mental Dela e também ajudar na formação do paladar.
E aqui vai a parte da matéria da Crescer sobre o peixe:

 "Você já deve ter ouvido falar nele: o ômega 3, um nutriente presente nos peixes que ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso central. Pesquisas mostram que ele estimula as sinapses entre os neurônios, que atuam na capacidade de transmissão de informações. Em outras palavras, o raciocínio fica mais rápido. E não para por aí. Estudos já revelaram que ele tem um efeito protetor contra a asma e evita o acúmulo de gordura nas paredes das artérias. O baixo consumo estaria associado a problemas de comportamento, como dificuldade para se concentrar. Ofereça pelo menos três vezes por semana - os peixes de água fria (sardinha, atum e salmão) são os mais ricos com esse nutriente."







13 comentários:

  1. rs pois e' peixe tem muita coisa boa mesmo... E se as mamaes tiverem cuidado nao terao problemas com a espinha... bj

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa também adoramos peixe, mas não sabia que podia dar para crianças com 10 meses, a Emilly está quase começando a comer sopinha, depois vou falar com o pediatra dela sobre isso, Gostei da dica...
    Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Admiro sua disposição em cozinhar e oferecer alimentos diferentes a Alice, preciso criar essa disposição!!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Matheus come peixe desde o momento que foi liberado para comer carne!

    ResponderExcluir
  5. Bacana essa reportagem Andrea!
    A Lara come peixe desde novinha também, e ADORA! Come enquanto tiver! Uma gracinha!!!

    Mas, essa dos peixes de água doce é nova para mim! Não sabia, e é ótimo saber! =D

    ResponderExcluir
  6. Confesso que gostaria de dar mais peixe para as crias, aqui eles adoram , só não dou mais pelo preço que é bem salgadinho , mais sempre que posso, faço moqueca, ou assado, com arroz e salada, uma bjk

    ResponderExcluir
  7. Ryan Caio gosta muito de peixe, mas confesso que não come tão regularmente assim,
    adorei a reportagem e a receitinha tbm, bjks na filhota!

    ResponderExcluir
  8. Eu também dou peixe pra Manu desde antes de 1 ano. Agora vou perguntar para pediatra, quando ela pode comer um sushi, já que a mamãe é viciada, rsrs

    bjs,

    ResponderExcluir
  9. Adoro peixes, mas por morarmos em uma cidade longe do mar, a qualidade nem sempre é tão boa... por isso faço raramente, mas adoro.

    ResponderExcluir
  10. adoro peixe! se pudesse comeria todo dia!e ovo hummm, nem me fale, me deixou com agua na bocaaaaaaaaa! rsrs.
    Muito boa informaçao Andrea.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. eu tb adoro peixe, Mariana aprendeu a comer só depois dos 11 meses... Bjs

    ResponderExcluir
  12. Aqui em SP quase não dou peixe para a Alice, gosto dele fresquinho e é uma dificuldade danada para encontrá-lo.

    Estaremos viajando essa semana para a casa da vovó e lá rola peixinho pelo menos 3 vezes por semana, moquequinha de cação, assado, etc.
    Alice ama!!

    E é super bom para a saúde =)
    Pontos para as nossas filhas e para nós.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa nós adoramos peixe e comemos uma ou até duas vezes por semana,Lavínia também adora, compramos sempre file de saith perth muito bom e sem nenhum espinho o que é melhor ainda já que eu morro de medo rs.

    E é isso ai além de muito gostoso é super saudável para todos.

    ResponderExcluir