splash

Mosaico de Fotos

19 de setembro de 2012

Sendo mãe e aprendendo...

Era sábado a noite, Alice já havia dormido, eu fazia as unhas na sala e marido assistia TV quando a pequena começou chorar. O papai que foi socorrer e deu um grito, quando cheguei no quarto Alice acabava de vomitar no colo do pai e na cama estava toda a janta e leite. Eu então perguntei: "O que eu faço?" toda perdida e o pai: "Vai ter que estragar suas unhas..." Eu não estava pensando nas unhas...eu não sabia mesmo o que fazer com a situação...(aliás as unhas foram salvas pela cobertura da Risqué para brilho e secagem rápida, minha gente, fuciona mesmo, eu tinha acabado de passar na última unha, dei banho na Alice e a unhas não estragaram...)

Primeiro pensei que fosse um caso isolado de estômago muito cheio, mas enquanto o pai limpava a cama da pequena, deitei ela na nossa cama e ela pediu água. Já parecia estar dormindo novamente quando começa vomitar a água.
Lá fomos nós para o sofá e outro vômito, e outro. Então eu falei: "Vamos para o pronto atendimento." E lá fomos nós no meio da madrugada. Na entrada do hospital outro vômito, tive a certeza de ter tomado a decisão certa em procurar uma orientação mesmo sendo quase 3:00 da manhã.
Não tinha quase ninguém na emergência, e fomos atendidos dentro de 20 minutos. O médico escutou a gente, examinou Alice, avaliou o quadro e disse que poderia ser intoxicação alimentar ou gastroenterite. Prescreveu injeção de anti vômito para ser aplicada no hospital e espera de 50 minutos, dar pedialyte e se não houcesse vômitos podíamos ir pra casa.
Alice se assustou muito com a injeção intramuscular no bumbum, ela só tinha tomando vacinas na coxa. Depois disso ela só pedia: "Vamos pá casa?" e se agarrava na gente. Ela já estava acordada desde antes de meia -noite e já eram quase 4:00 e nada dela domir. Passados os 50 minutos tentamos dar pedialyte mas ela não aceitou dejeito nenhum. Fomos para casa assim mesmo pois ela estava muito insegura no hospital, dormiu assim que entrou no carro.

Pela hora que ela dormiu pensei que acordaria tarde, mas que nada, às 8:00 já estava acordando e pedindo leite. Demos o anti vômito e  metade da quantidade de leite que ela costuma tomar e um tempinho depois ela vomitou tudo. Demos o antivômito novamente e ela conseguiu comer 3 pãezinhos de queijo daqueles pequenos e pedia água, água. Não conseguimos dar o soro, nem gatorade, nem os sucos que ela gosta, só água e ela vomitou novamente.

Na hora do almoço fiz uma sopinha de fubá, carne moída e legumes ralados, bem suave, ela comeu algumas colheres.
No meio da tarde começou a ter febre, medicamos e ela vomitou (dessa vez por causa do medicamento) demos novamente e parou no estômago e ela dormiu. Depois disso, foi só dormir, acordar, tomar água, ficar quietinha sem falar e sem brincar, nessa hora eu entendi o significado da palavra prostrada, que eu já achava feia, ficou assustadora também. Foi assim até 1:00 da manhã, quando ela acordou, fomos para sala, dei pão de queijo (eu tinha assado antes de ir dormir, pois ela ama e sabia que seria útil nessa hora) ela comeu um pouco, bebeu água, e ficamos na sala até mais de 2:00, quando percebi que ela estava com sono, coloquei ela na sua cama e deitei na cama ao lado.

As 4:00 tinha dose de anti vômito e então a mãeloka tentou colocar a colher com remédio na boca de Alice sem ela acordar...ela não só acordou, como vomitou o lanchinho do meio da noite. Decidimos parar com os medicamentos, ela não tinha mais febre e as 3 últimas vezes tinha vomitado justamento por causa do remédio, não fazia sentido continuar.

Alice não dormiu mais, estava visivelmente melhor do que na tarde anterior, brincou deitada no chão sala, acho que por estar fraca demais, mas deu um jeitinho de brincar, limpou a sala toda com o cabelinho. Tomou leite em duas etapas e não vomitou, mas também não aceitou outra coisa, além de água. Pouco depois das 11:00 dei um banho e ela apagou na cama, achei bom pois ela estava muito cansada. E ela dormiu, dormiu, as 15:00 comecei a ficar muito preocupada, ia no quarto toda hora, e ela estava com sono tranquilo e sem febre. As 16:00 acordei a pequena, ela levantou de bom humor, pedindo leite: "Faz leite pá mim." Tomou leite e não vomitou, ufa...

No final da tarde pai e eu começamos passar mal, Alice estava melhor, comeu um tiquinho de sopa de lacinho que ela adora. A noite seguimos com a rotina, banho, leite e cama. Alice dormiu a noite toda e quando acordou ouvi: "Faz leite pá mim, vamos pá sala? Você é uam gatinha, faz miau..." Eu estava péssima, tinha tido febre na noite anterior, vomitado, mas fiquei numa felicidade de ver Alice toda animadinha de novo.
Passamos a terça em casa, Alice aprontando e mamãe no sofá, na cama...

Conclusões sobre o ocorrido:

Alice nunca tinha adoecido antes desse episódio. Tinha tido indisposições apenas.
Pai e eu não sabemos nada de remedinhos ou procedimentos para esses casos.
É muito bom conhecer a cria, para saber o que oferecer para comer, e a hora de parar o medicamento (quando este pode ser interrompido)
Alice é magra, mas é forte mesmo. Ter sempre sido caxias com a alimentação dela valeu a pena, vale a pena.
Vou precisar de paciência para Alice voltar a comer o de costume novamente.


No sofá, domingo a tarde...

Dando um jeitinho de brincar na segunda de manhã...


Quarta de manhã, totalmente recuperada!


P.S.: Toda vez que passava mal, que algo doía, que ela foi judiada (injeção, remédio na marra) Alice falava: "Aaaah, ma-mãe..." sentida, chorosa, de cortar o coração mesmo.



9 comentários:

  1. Viva! Amei a última foto. Li tudinho e fiquei assustada! Sabe, "parecemos" né? Lara tbm nunca ficou doente..... vc me fez pensar tbm. Bom, mas Alice está bem. Adoro!!! BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uffa que bom que ela já está bem!
    Esse tempo atrás passamos por isso com a Lavinia, a gente fica mesmo sem saber o que fazer diante de tanto vômito né hahaha

    melhoras para todos
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Dói o coração né. Mas acontece. Por aqui tb o fds foi de dodoi entao te entendo!

    Ainda bem q ela e vc estão melhores!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa Andrea que angustiante que foi ler esse post.
    Ela vomitou muito tadinha.

    Achei estranha essa intoxicação alimentar uma vez que já venho seguindo seu blog a tempos e sei do quanto é zelosa na escolha dos alimentos que dão pra Alice.

    Más enfim o que importa é que passou e ela está ótima que continue assim,sapecando pela casa como sei que você adora vê-la assim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que dó, tadinha ficou muito doentinha mesmo. Leah também nunca ficou doente assim e confesso que não saberei agir quando acontecer, não sei nada sobre medicamentos. Mas é vivendo a situação que aprendemos né? Que bom que ela já esta melhor. Espero que vc e o marido estejam bem também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Poxa Andréa, que dózinha da pequena.
    Ainda bem que ela se recuperou rápido.
    E com certeza a alimentação que você dá a ela
    faz muita diferença....
    Espero que vcs tbm já estejam bem!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Criança doente.. mãe sofrendo...
    Meus meninos estiveram mal semana passada. Diarréia, vômitos.. Como eu não consegui que eles tomassem Pedialite, fiz soro caseiro e dei água de côco. Quanto sofrimento!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andrea! Ana do "Se-eu-tivesse-tempo"! :)

    Tadinha da (sua) Alice! Vomitar é uma das coisas mais assustadoras que criança faz, ne? A minha Alice O-DE-I-A vomitar. Ela chega a ficar com raiva mesmo... dá um dó!

    Parabéns pelo blog e pelos textos! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Que dó, Andrea. Lá em casa já passamos por esse episódio umas 3 vezes, começando na Gabi, passando por mim, pelo papai e pela ajudante de casa. O médico disse que foi virose. Do mesmo jeito que começa de repente vai embora nuns 3 dias. É horrível e a gente sofre com as pequenas. Abraços.

    ResponderExcluir