splash

Mosaico de Fotos

4 de outubro de 2011

Vivendo e aprendendo!

Alice ganhou os DVDs Bebê Mais da Abril e Baby Einstein da Disney com poucos meses de vida, as primeiras vezes que coloquei pra eu ver do que se tratava, realmente não gostei. Mas...........tentei colocar para ela, pois eu não gostar não quer dizer que ela não gostaria e eu já havia ouvido muito sobre esses DVDs.
As primeiras vezes que coloquei para Alice ela tinha uns 6 meses, e não curtiu, não prendeu sua atenção. 
Essa semana voltei a lembrar deles, e tentei novamente, ela para, olha por poucos minutos e volta a brincar e não se interessa.
E eu novamente os achei ruins, imagens num fundo preto, repetições de palavras,  uma sensação de que essa é a forma mais antinatural de se aprender algo. Muito diferente de ver um DVD com estórias, personagens ou sair com o filho e conversar, mostrar o mundo. Lembrando que tudo, tudo é novidade para um bebê, e é uma delícia participar das descobertas do filho.
E qualquer hora, qualquer lugar é bom para ensinar, o caminho que Alice e eu fazemos até o parquinho todos os dias e bem curto,  170 metros (segundo o Google maps) e mesmo assim encontramos tanta coisa, pois tudo era novidade para ela meses atrás. Eu ando pela rua conversando com ela, e prestando atenção no que ela está olhando, e então falo o nome para ela, mostro as flores, árvores,  pássaros, cachorros, gatos, carros, motos, qualquer coisa, e um tempo atrás aconteceu de eu notar que ela estava obsevando as placas de trânsito e eu falava: Placa! Ela rapidamente começou falar: plcáaa, pácáaa, e anda pelas ruas achando e falando: Pácáaaa. Ela adora as placas de trânsito.
Em casa é a mesma coisa, tudo que pego falo o nome, conto pra ela o que estou fazendo. Quando ela assiste DVD (principalmente A Casa do Mickey)  reconheço os episódios que ela gosta mais, mostro em outros contextos o que ela vê, em livros, ao vivo, nos briquedos dela. O que ela mais gosta são os animais, ela reconhece muitos: gato, cachorro, passarinho, pato, galinha, ovelha, cavalo, girafa, elefante, coruja, tucano, vaca, macaco, sapo e outros...fala o nome de alguns e imita o som. Já levamos ela ao Zoo para ver alguns pessoalmente e ela amou.
O que aprendi da convivência com meus alunos, com sobrinhos e agora com a Alice é que o aprendizado precisa envolver a emoção, o carinho e muito amor. Conversem, conversem, conversem com seus filhos, lembrando sempre que você tem muito o que mostrar e ensinar...








6 comentários:

  1. espera ate ela ter quase 2 anos, aqui estao fazendo sucesso. Comprei qdo Nina tinha 6 meses e agora depois q quase ficaram esquecidos na estante ela mesma poe e assiste.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. em casa o campeao é mesmo cocorico...rssss
    alias, ando em busca de outros!
    alice é super esperta, alem de conhecer os bichos fala deles, legal foi a visita no zoo nao?bjs

    ResponderExcluir
  3. O Davi também não se interessa por nada assim, até tento. Mas vou te falar que nem quando eu ensino ele aprende, ele só aprende se a gente não insistir, fingir que não é com ele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai entender

    ResponderExcluir
  4. Engraçado que a Bia qd pequena, 6, 7 meses so gostava de bebê mais e eu apesar de não achar uma suepr produção, gosto do estilo totalmente low profile!

    Esse processo de conversar com eles e explicar o mundo ao redor pra eles acho que é muito importante! Sempre fiz com a Bia e vejo que ela faz o mesmo sozinha! rs


    Filma ela falando "placa", pq dpeois vc vai sentir saudade e querer ver e ouvir aquela viz fofa de novo! hahahahah

    ResponderExcluir
  5. Aqui a Bella tb não gosta desses dvd e ficam lá guardados no rack.
    Mais eu tb acho que o melhor p/ criança é a aprendizagem do dia a dia.
    Claro que aqui ela assiste dvd e adora os musicais como galinha pintadinha e patati patata :)

    Bjo grande em vcs duas!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andrea! Concordo com tudo que você disse! Não temos esses DVDs em casa, mas tb não gosto muito desses DVDs e programas que "ensinam" o tempo todo! Parece que nós, os pais, não existimos e que a criança que não assiste a isso fica "atrasada". Acho bobagem o fato de hoje em dia tudo que é direcionado para criança ter que ensinar alguma coisa...onde está a diversão pela diversão?

    Aqui em casa a Ísis aprende quase tudo conosco, os pais, e com a babá que fica com ela enquanto trabalhamos. Adoro ver o aprendizado dela conosco e faço como vc: aproveito sempre as oportunidades para conversamos sobre tudo, tanto que "cunveiçá" é a brincadeira preferida dela!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir