splash

Mosaico de Fotos

27 de abril de 2012

Musicalização e sonho de mãe

Eu não sou traumatizada por ter feito aulas de piano clássico dos 6 aos 9 anos. Mas, o instrumento que foi escolhido pela minha família (pai, avô, tia...) não me agradava de jeito nenhum e depois de 4 anos eu gritei pela minha independência, foi um auê, avô querendo me dar piano, tia, pai, mãe tentando me convencer a continuar, e eu bati o pé e parei com a tortura daquelas aulas e estudo. Tempos depois eu entendi que aquele método era muito boring e mesmo que eu tivesse algum talento seria difícil prosseguir.

Eu cresci tendo a certeza que não iria impor aula de nada para os meus filhos. Alice nasceu e perto de completar 1 ano uma mãe me falou sobre a Musicalização infantil. Achei interessante e fui em busca de informação e concluí que seria bom testar e ver se Alice gostava.

E assim que completou 1 ano Alice iniciou a musicalização na UFMG, uma vez na semana, aulas de 30 minutos. As aulas são uma delícia, as mamães ficam junto e participam. Os intrumentos musicais são apresentados como se fossem brinquedos, as crianças manuseiam, testam. É tudo muito rápido, no ritmo das crianças mesmo, que ainda não tem maturidade pra concentrar na mesma coisa por muito tempo. Na mesma aula é mostrado pelo menos 3 instrumentos diferentes, e tem fantoches e outros acessórios. Alice já teve contato com piano, pandeiro, xilofone, bongô, violino, violão, gaita. Com pouco tempo já dá pra notar que Alice não é fã do piano, não curte ficar sentada no banquinho, desce e vai explorar a sala de aula. E tem um outro garotinho na sala que adora, vai até o piano e pede. Alice anda gostando do xilofone, e a professora dá as baquetas do xilofone pra tocar em outro instrumento ela não aceita e vai até o lugar que fica o xilofone e pede pra tocar nele.

Pode ser que Alice goste e/ou tenha dom para um instrumento ou daqui um tempo não se interesse por continuar as aulas. Não temos expectativa alguma.

Gostaria muito de encontrar esse tipo de aula de dança, uma  "dançalização", gostaria que Alice fizesse dança, mas não quero a responsabilidade de escolher a modalicade para ela. Já procurei esse tipo de aula que eu idealizei e não encontro, se alguém souber de algo parecido por favor me avise.

Meu sonho não é que Alice toque piano ou que faça balé, eu quero dar oportunidades para que ela conheça e tenha condições de entrar em contato com os sonhos dela e ter condições de realizá-los.

4 comentários:

  1. Ai que delícia que deve ser essa aula. Já vi disso aqui em SP. Aliás, é a esposa do Papai Vergueiro. Morro de vontade.

    A de dança seria tudo mesmo!

    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu acho que vc faz muito bem em levando ela a essas aulas e dando a oportunidade dela aprender e escolher o que ela quer :)

    Eu fico intrigada aqui por não ter essa oportunidade para a minha pequena :(

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho tb é ver minha filha fazendo balé!!
    Quando era babá levava os meninos na aula de musicalização, achava o máximo!! Ele se divertiam e aprendiam de maneira bem lúdica!
    Vou fazer a experiencia aqui com a Emilly!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana essa perspectiva!
    Eu gostaria muito que a Lara fizesse tanto balé quanto piano (ironico, não), nas não para seguí-los (a não ser que ela goste), mas porque são duas modalidades que dão uma excelente base para outros instrumentos e danças.

    Mas quero mesmo é que ela conheça todos os instrumentos e danças possíveis e que possa escolher o que prefere (ou mesmo se não prefere nenhum).

    Ainda a colocarei em tais aulas, mas forçar ou tentar manter caso não goste, jamais!

    ResponderExcluir