splash

Mosaico de Fotos

19 de junho de 2012

E agora Popeye????

Eu adoro espinafre, em casa quando pequena tinha um canteiro lindo e minha mãe fazia bolinhos perfeitos. Cresci ouvindo que espinafre fazia bem, era fonte de ferro e cálcio. Quando comecei dar papinha pra Alice era um ingrediente que sempre tinha em casa, até...um belo dia leio um post sobre a toxidade do espinafre. Parei de usar e achei essa matéria sobre o assunto com fontes confiáveis de pesquisa, com o seguinte trecho:

"O espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro. Entretanto, esses dois minerais são pouquíssimo aproveitados pelo nosso corpo, já que o alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização desses minerais pelo nosso organismo. Os estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir com a absorção do cálcio presente em leites e seus derivados." 

Não vou tirar o espinafre da minha mesa pra sempre, mas ele não é mais estrela por aqui. Vocês já ouviram falar da toxidade do espinafre???Usam com frequência???



6 comentários:

  1. por aqui se eu falar que nunca usamos vc vai brigar comigo amiga?! aqui o espinafre é até dificil de achar, ninguem tem muito o costume ... e eu mesma não gosto...

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sabia! E nem gostei de saber. Que coisa. Será mesmo? Vou pesquisar também. Depois te conto o que eu achar.
    beijos
    Bia
    www.maedacabecaaospes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vou perguntar pro papai da Lara que é biólogo, depois te falo. Eu adoro espinafre e a Lara tbm, aliás, comemos hoje! Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca comi!!
    E olha que já comi todas as verduras e folhas possíveis, meu pai tinha horta!
    Acho que não é fácil de achar aqui na minha região!!!
    E não sabia, seu post foi ótimo para nos alertar!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Déia,
    o ácido oxálico está presente em muito vegetais, inclusive no espinafre. Quando consumimos esses vegetais, o ácido oxálico se liga a alguns íons, formando sais (oxalato). No espinafre, por exemplo, o ácido oxálico se liga ao íon cálcio também presente no espinafre, diminuindo sua biodisponibilidade ao nosso organismo; ou seja, apesar do espinafre ser rico em cálcio, nosso organismo não consegue aproveitá-lo porque ele se liga ao ácido oxálico (oxalato de cálcio). O mesmo não ocorre com leite e derivados - as principais fontes de cálcio, que apresentam boa disponibilidade desse mineral (nosso corpo consegue absorver o cálcio do leite e derivados muito bem). Numa dieta saudável, variada, o consumo ocasional de alimentos ricos em ácido oxálico não representa problemas. Em algumas situações específicas, é necessário maior cuidado, maior atenção quanto à dieta (ex.: pessoas com problemas renais, vegetarianos estritos etc). Para uma alimentação adequada às suas necessidades, consulte sempre um nutricionista.

    ResponderExcluir
  6. Lembro quando você falou sobre isso numa outra vez!
    E a Alice, tadinha, adora espinafre né? hehehe


    Mas, certamente, terão outras coisas gostosas e saudáveis para substituí-lo!

    ResponderExcluir