splash

Mosaico de Fotos

20 de junho de 2012

Sobre o espinafre

O post anterior rendeu um comentário de uma ex-aluna de inglês minha, muito querida, daquelas que dá orgulho e saudade nos professores e ficam pra sempre na memória. Então, a Michela é nutricionista e segue o blog, ainda não é mãe mas gosta de acompanhar o desenvolvimento da Alice e eu adoro!
Bem, achei bom colocar o comentário dela aqui pois tira as dúvidas quanto ao uso e valor nutritivo do espinafre. E também agradecer muito pela disposição dela em escrever pra gente.

"Déia,
o ácido oxálico está presente em muito vegetais, inclusive no espinafre. Quando consumimos esses vegetais, o ácido oxálico se liga a alguns íons, formando sais (oxalato). No espinafre, por exemplo, o ácido oxálico se liga ao íon cálcio também presente no espinafre, diminuindo sua biodisponibilidade ao nosso organismo; ou seja, apesar do espinafre ser rico em cálcio, nosso organismo não consegue aproveitá-lo porque ele se liga ao ácido oxálico (oxalato de cálcio). O mesmo não ocorre com leite e derivados - as principais fontes de cálcio, que apresentam boa disponibilidade desse mineral (nosso corpo consegue absorver o cálcio do leite e derivados muito bem). Numa dieta saudável, variada, o consumo ocasional de alimentos ricos em ácido oxálico não representa problemas. Em algumas situações específicas, é necessário maior cuidado, maior atenção quanto à dieta (ex.: pessoas com problemas renais, vegetarianos estritos etc). Para uma alimentação adequada às suas necessidades, consulte sempre um nutricionista."

Obrigada, Michela!

5 comentários:

  1. Legal! Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Andrea, muito interessante a matéria! Out of topic.. estava interessada em saber a marca do copo que vc comprou para substituir a mamadeira da Alice. Cheguei a ler o post a respeito mas não consegui localizá-lo (não encontrei o campo de "procura" aqui no seu blog). Desde já, muito obrigada! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Izabela, a marca é Munchikin, tem o site com outros produtos muito bons: http://www.munchkin.com.br
      Vou tentar colocar a busca novamente no blog, obrigada,
      bjs

      Excluir
    2. Já comprei e agora é só aguardar chegar! Valeu pelas sempre boas dicas, pela presteza e delicadeza no retorno! Bjo!

      Excluir
  3. É vivendo e aprendendo (e viva blogosfera!) Eu achava o espinafre o bam bam bam das folhas. Mesmo assim não uso muito, mas tem um bolinho de espinafre que eu adoro. Obrigada por compartilhar, Andrea.
    Beijos

    ResponderExcluir