splash

Mosaico de Fotos

4 de novembro de 2012

culpa, sim!

Definição do dicionário:

culpa
cul.pa
sf (lat culpa) 1 Ato repreensível ou criminoso. 2 Responsabilidade por um ato ou omissão repreensíveis ou criminosos: "Culpa é toda violação de um dever jurídico" (C. Beviláqua). 3 Conseqüência de se ter feito o que não se devia fazer. 4 Delito, crime. 5 Causa de um mal. 6 Pecado.

Sempre ouvi, mesmo antes de ser mãe, "a culpa nasce junto com a mãe", sempre achei estranho, e depois de ser mãe discordo totalmente.  
Todos nós sentimos culpa sendo mães ou não. A grande questão é que quando nos tornamos mães o alvo dos nossos erros podem ser os filhos, então isso nos torna responsáveis diretos pelas consequências ruins do que fazemos e podemos muitas vezes visualizar o mal que causamos e isso tira o sono, gera a tal da famosa culpa da maternidade.

Depois que me tornei mãe de cara me senti culpada por não conseguir amamentar, fiz tratamento, lutei com as armas que tinha e não deu. Então passei a observar o que eu podia fazer para minimizar os efeitos do não aleitamento, investi em alimentação saudável e na minha presença para criar o vínculo mãe/filha. Deu certo e hoje essa culpa não me atormenta mais.

Logo depois de Alice fazer um aninho tive que dar papinha comprada pra Alice numa emergência, era a janta e mesmo assim fiquei me sentindo culpada por uns dias. Mas, pera aí...eu sempre fazia a comida dela, com produtos orgânicos e frescos, e ela se alimentava muito bem e no outro dia já havia voltado para sua rotina de alimentação, essa me livrei fácil, fácil.

Já me senti culpada por perder a paciência com Alice e achar que tinha alterado a voz com ela, chorei, me descabelei e...passei a me policiar para que não acontecesse novamente.

Necessitamos da culpa, ela nos faz ter o peso na consciência que pode nos fazer mudar em relação ao que está causando danos. É um aviso de que algo pode dar muito errado à curto, médio ou longo prazo. Não fazer nada em relação à causa da culpa na maternidade é condenar nós mesmas e nossos filhos.

Que toda culpa nos faça refletir e mudar nossas atitudes e que elas venham e possam ir sem causar grandes danos.

5 comentários:

  1. concordo plenamente , a culpa ajuda a crescermos, ajuda a melhorarmos, aqui as culpas vem e vão...

    ResponderExcluir
  2. Acredito que uma dose de culpa seja sim necessária, e na verdade nem imagino como uma mãe pode conseguir se livrar de toda a culpa que a faz ser responsável pelos seus atos referentes ao seu filho.
    No entanto, muitas mães estão vivendo com um excesso de culpa imposto pela sociedade, principalmente a virtual. Por exemplo: você bem sabe que sou a favor que a mãe faça todo o possível para ficar em casa com seu filho, foi o que eu fiz, larguei um cargo de supervisão em multinacional para virar dona de casa e cada dia percebo que não poderia ter feito nada melhor! Mas não são todas as mulheres que tem esse privilégio! Muitas são arrimos de família, são solteiras, existem mil situações que nem mesmo conhecemos. E entendo que você tem dicernimento para compreender que elas não tem culpa dessa situação... no entando algumas frases soltas ou alguns post na net são realmente ofencivo e deixam essas mulheres que não tem opção com sentimento de culpa, e aí eu acho que a campanha Culpa Não é muito válida. O mesmo vale para PN, para amamentar etc... Acho digna a culpa que nos leve para frente e nos de responsasabilidade, mas a culpa que oprime precisa sim ser eliminada.
    Beijão para vc e um maior para a Alice!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Bruna, mas também acredito que todas nós sabemos no nosso íntimo qual a parcela de culpa que temos e por isso talvez algumas campanhas nos ofendam, eu não amamentei e nada que falem sobre amamentação me atinge, porque eu e só eu sei que fiz o que estava ao meu alcanse.
      Minha mãe precisava trabalhar para poder sustentar nossa casa e ela nunca se sentiu culpada por ficar menos tempo comigo e com meu irmão, não era uma escolha, era uma necessidade.
      Mas também vejo muitas mulheres, mas muitas mesmo terceirizando a criação dos filhos para ter mais poder de consumo, e morrendo de culpa, com razão né.
      E não participo de campanha nenhuma ;) essa é só a minha opinião sobre o assunto, aliás nunca li nenhuma matéria sobre Culpa, não! mas acabo de ler um livro ótimo: "A culpa é da mãe" da Elizabeth Monteiro que super recomendo.
      bjs

      Excluir
    2. Eu acabei de ler uma entrevista da Elizabeth Monteiro, eu amei a entrevista, acho ela super consciente de o que é culpa e o que é relaxo. Concordo com tudo o que você disse, aliás eu já te disse o quanto te admiro como mãe pelo pouco que te conheço....
      Na verdade estamos falando a mesma coisa!
      Quando eu estava grávida quis um parto normal e não consegui, minha go não lutou o suficiente, mas eu sou epilética, tinha uma corda no pescoço do Pe, e ele estava torto, e eu nunca ia discutir com ela naquela ocasião... ela sugeriu uma cesárea e eu nem discuti...
      Na verdade eu vim comentar seu post por que eu estava vendo nesse final de semana uma discussão entre algumas mães na internet sobre esses assuntos: parto, amamentação e trabalho fora... E me incomodei muito com o fato de elas intitularem as mães que tiveram PC, não amamentram ou trabalham como menos mães, ou Menas Main, como elas dizem...
      Isso me incomoda muito, esse tipo de abordagem, por que não sabemos o que as pessoas passam...
      Eu amamento até hoje, mas o início da amamentação foi muito difícil, lutei muito por ela, e rendeu 5 dias de internação do meu recem nascido... acho que eu teria feito melhor se tivesse introduzido formula.
      E sobre trabalhar fora, pra mim é o que mais pega, porque a terceirização dos filhos é real, eu vejo isso acontecer debaixo do meu nariz na minha família, e vejo como os filhos das mães que trabalham sem necessidade (e fazem ingles, e vão no cabelereiro) são mais agressivos...

      Não falo sobre o seu post não, mas sobre esses posicionamentos que comentei... eu vi muita gravida chorando qndo o GO marcou a cesárea... mas como gravidas nem sempre temos como ir contra o médico, e nem sei se isso seria sensato... E acho muito triste que vc chore de tristeza no dia do nascimento do seu filho, por que ele veio de PC e não de PN... O nascimento é muito maior do que a via pela qual ocorre... por isso acho legal consientizar a não exagerar a culpa.
      Voce é muito esclarecida, mas algumas mães não são, e sofrem demais com a cobrança....
      Beijão

      Excluir
    3. Me irritam esses movimentos radicais, já parei de seguir muito blog sobre maternidade "perfeitinho" com um monte de regras para se seguir para ser mãe e se sentir mulher de verdade e nenhuma consciência da individualidade e diferença dos seres humanos, nada de equilíbrio. Cansativos demais, não perco meu tempo, corro deles hihihi

      Excluir