splash

Mosaico de Fotos

10 de junho de 2011

Atenção mamães de meninas!

Bem antes de ficar grávida, mesmo antes de saber que teria uma menina, eu achava estranho esses sapatos de meninas com saltinhos. Intuitivamente achava que não podiam fazer bem e também achava feio esses pezinhos tão fofos com sapatos com aparência de adulto.
E nesse tempo aparece a Suri e seus modelos de salto em destaque na mídia, que é linda e fofa todos concordamos, mas os pais acham que ainda precisam transfromar a pequena em ícone fashion e indicar a tendências para as crianças. Pelamordedeus, não é apenas uma questão de achar bonito ou não, é questão de saúde, na minha opinião deveria ter um controle de qualidade maior quanto aos sapatos para bebês e crianças, mas isso é um sonho muito distante, fiquemos com a informação que é um meio de tentarmos proteger nossas pequenas.
O trecho a seguir é do site Bebê Abril, quem tiver interesse pode acabar de ler aqui.

Quais são os efeitos do uso do salto alto no corpo de uma criança?
O primeiro efeito ocorre no próprio pé. Ao levantarmos a parte de trás, chamada de retropé, mandamos o peso do corpo para a frente, o antepé. Essa sobrecarga, com o tempo, causa um processo degenerativo, que implica no alargamento da base e no encurtamento dos ligamentos. Em segundo plano, e não menos importante, estão os efeitos negativos do salto sobre a coluna. Ao usar um calçado com salto, a pessoa tende a projetar o centro de gravidade para a frente. A responsabilidade de manter o corpo estável fica toda sobre a coluna e a região lombar acaba aumentando sua curva. E, mais uma vez, depois de um tempo esse hábito pode começar a gerar desconfortos, dores e mudança na postura. “Se esse tanto de complicações acontece com adultos que já têm a estrutura óssea pronta e menos sujeita a alterações, imagine o que ocorre com as crianças, que ainda estão com o corpo em formação”, comenta Carlos Lopes, ortopedista pediátrico e médico cirurgião ortopedista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Assim, esse hábito precoce colabora para que as estruturas ósseas da criança já comecem a se moldar com defeito.

17 comentários:

  1. Amiga tb sou contra crianças de saltinho... Além de prejudicar eu acho feiiiooo demais. heheh
    Criança tem que ser criança!

    Bjim pra vcs

    ResponderExcluir
  2. nao tem nem o q discutir salto em criança NAOOOO!!!
    Amei o post, pq isso alerta a pessoas q acham "bonitinho" vestir meninas como se ja fossem mulheres.
    Bjks querida e olha Nina é a cara do pai desde o momento em q saiu da barriga, os olhos sao identicos.......

    ResponderExcluir
  3. Eu acho feio sapato de salto alto até para mim, que tenho quase 19 anos (sim, acho que fica "adulto" de mais!) Quem dirá na Lara!

    Concordo viu, acho que deviam aprovar os sapatos das crianças!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Cada mãe faz o que quer, mas eu tb não gosto de criança com salto e não vou incentivar a Laura a usar.

    E tenho dito! Rsrsrs.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Opa! Obrigada pela dica amiga. Do pula pula e do salto alto. Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga adoro moda mais salto em criança é um descuido dos pais e tem que cuidar p/ que isso não aconteça, criança tem de ser criança!!! deixa salta p/ os adulto não é?
    hoje mesmo vi uma menina passando na rua de bota cano longo e saltinho achei um absurdo pois ela estava com os pais.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Também não sou de acordo crianças usarem saltinho o pior é que as vitrines estão lotada desses sapatinhos que vem com bolsinhas, reloginhos etc... de brinde e isso acaba induzindo as crianças a querer claro que ai vai dos pais né.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Concordo em gênero, número e grau!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho isso simplesmente um absurdo..nao entendo pq as pessoas teimam em apressar as coisas, em transformar crianças em mocinhas quando a infancia eh a melhor epoca e deve ser aproveitada ao maximo. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você, sempre evito, mas nem todo mundo pensa assim, minha irmã vivia comprando para minha sobrinha, é uma graça, mas eu não compro, não é só beleza é saúde também. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  11. É o fim da picada colocar saltinhos em crianças; além de ser super prejudicial!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  12. Oieeeeeeeeeeeeeeeeeee .. eu fui uma menina que vivia colocando os saltos da minha mãe, mas ela nunca me deu um, e quando cresci sempre achei feio meninas vestidas de mulheres, até as minhas daminhas de honra eu fiz questão que parececem 02 meninas e não mini-noivas, eu gosto de criança com cara de criança...

    ResponderExcluir
  13. Também não gosto destas "precocidades" para mim tudo tem seu tempo e criança tem que vestir como criança. Tem uma matéria bem bacana na veja desta semana que fala sobre a roupa, quer dizer a falta da roupa das adolescente de hoje e a influência da mídia. Nós que somos mães de meninas temos que ficar bem atentas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. A Lali tem uns sapatos com saltinho que foram presentes pois nao compraria, ela adora. Mas eu controlo bem o uso, soh de vez em quando pra brincar em casa ja que ela gosta tanto, nao deixo ela sair com eles, pois alem de achar horrivel crianca vestindo roupas e sapatos de adulto, sei que faz muito mal, nem eu uso salto normalmente!
    Imagino que nao faca mal a ela, ja que sao 15 minutos a cada 15 dias mais ou menos, mas vou me informar se eh isso mesmo, senao vou cortar o uso!
    bj

    ResponderExcluir
  15. Eu sou muito a favor de criança se vestir como criança. Não tem que ter salto, usar maquiagem, roupa de adulto em miniatura! é uma fase tão linda que merece ser vivida em tudo de acordo com o seu tempo!

    Um beijo em vocês!

    ResponderExcluir
  16. Também acho um absurdo e acho que os pais se deveriam preocupar mais com a saúde dos filhos.

    He, he... era caso para enviares este texto ao Tom e à Katie.

    ResponderExcluir
  17. Mais logo passa pelo meu blog, tenho lá uns selinhos para ti.

    Beijinhos

    ResponderExcluir