splash

Mosaico de Fotos

25 de outubro de 2011

Desde quando é "melhor" a criança ser cuidada por terceiros???????

Antes da Alice completar 1 ano eu já ouvia muito se ela "ainda" não estava no berçário...agora que ela já está com 1 ano e 2 meses, a pressão tem aumentado muito, eu ouço que tem que ir pra escolinha para socialização (essa é a palavra do momento, antes era "lúdico") e também ouço que a criança aprende mais e se desenvolve "mais" e fica mais independente...ãh?????????????
Bem, eu parei de trabalhar para engravidar e planejamos que eu cuidaria da cria até pelo menos 3 anos, idade quando então Alice poderia ir para escola por meio período e eu voltaria a trabalhar por meio período também. Eu (e o pai) acreditamos ser importante o contato e a educação dada por nós nos primeiros anos de vida. Quanto ao desenvolvimento, acho que estamos indo bem, Alice gatinhou com 5 meses e meio, começou dar passos sozinha com 9 meses e se libertou pra valer com 10 e meio, fala muitas palavras, raramente chora, mesmo quando cai, só chora quando se machuca mesmo.
A tal da socialização é feita naturalmente no parquinho da rua de casa,  durante 2 horas pela manhã e 2 horas a tarde, Alice brinca com crianças entre 4 meses a 4 anos, leva seus brinquedos, empresta, pega emprestado, compartilha, se suja, tem contato com a natureza e fica ao ar livre. Uma vez por semana ela tem Musicalização e três vezes natação.
O pediatra dela orienta a colocá-la na escolinha depois de 3 anos, quando o sistema imunológico está mais resistente, eu também gosto dessa idade que a criança já se comunica bem e também entende melhor o que está ou vai acontecer e principalmente consegue expressar sentimentos e contar o que acontece com ela.
Provavelmente Alice entrará na escola com 2 anos e meio, pois ela nasceu em agosto, mas tudo depende da maturidade dela, enquanto isso, nossa pequena é cuidada por nós.
Eu sei que muitas mães não tem essa disponibilidade que tenho, mas essa foi a nossa escolha, e está dando muito certo para nossa família.




 P.S.: Nas fotos Alice brinca com a amiguinha Alicia, e foi tirada hoje pela manhã.









6 comentários:

  1. ih, sinto post controverso...rssss
    eu penso como vc, escolinha por aqui no minimo so com 2 anos...enquanto minha mae der conta, fica com ela.

    essa coisa de socializar, acho que ha tantas outras formas de socialização que nao necessariamente escola...contato com cçs e alice faz isso muito bem, sem regras impostas como na escola... ela aprende bem td que é exposta e nao necessariamente fechada na sala...

    antigamente nao iamos pra escola, qdo muito com 6a que tinha o pre...minha geração entravamos na escola com 7a...

    antes disso veio a tal rev industrial, mulher querendo ser independente, creches de monte...que vá as favas independencia de mulher.,..olha no que deu,agora somos praticamente "obrigadas" a trabalhar...affeee...(revoltinha!)

    to contigo...escola por enquanro nao!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andrea! Fiquei um tempo off e quando retorno chego nesse seu texto, com o qual concordo inteiramente!

    E ó, eu, mesmo trabalhando, passo por isso. Já escrevi sobre o assunto lá no blog, a pressão por colocarmos as crianças nas escolinhas é grande. E sociabilizar é o lema! Quando digo que a ísis não vai para a escola, todos me dizem "ah...tadinha, ela não brinca com outras crianças..."

    Hein??? Como assim? Ela brinca sim, todos os dias, nos parquinhos da cidade, na casa dos amiguinhos, afe! Me irrita!

    Eu tb penso e colocá0la na escola após os 3 anos, então acho que ela só vai no segundo semestre do ano que vem, e por meio período.

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!! Você está certíssima! Cuidei pessoalmente de Bebel por 2 1 anos e 4 meses. Nessa idade, coloquei uma pessoa em casa pra me ajudar. Mas, veja bem, eu disse me ajudar. A minha secretária, brincava um pouquinho com ela, a tarde, pra eu poder cuidar um pouquinho de minhas coisas. Mas, todo o resto, era minha responsabilidade e ainda é.
    Com 2 anos e 4 meses, Bebel entrou na escolinha. E me arrependo. Deveria só ter colocado com 5 anos. Mas a pressão estava insuportável e até o pai estava me cobrando isso.
    Penso, que, na primeira infância, não há cuidadores melhores que os próprios pais.. E a socialização se faz naturalmente nas pracinhas, nas aulinhas de música, nas festinhas de aniversário e na casa das amiguinhas. Simples assim!
    Parabéns pela linda Alice que você está criando!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aiii aqui tb sou assim. Lara faz 3 anos mes que vem, e ainda não decidi se coloco ela na escola no inicio do ano... Quanto mais tempo passarmos com nossos filhos é melhor, tanto pra nos quanto para eles.
    Alice ta uma fofaaaa...
    As fotos estão lindas!!!!!!

    bjim flor.

    ResponderExcluir
  5. pior q essa cobrança existe mesmo, eu mesma ja fui interrogada varias vezes... mas nao ligo, cada mãe sabe o que é melhor pro seu filho né?!

    ah e adoro essas fotos e relatos do parquinho dai, aqui as mães não tem muito o habito de levar... esses dias eu fui, fiquei sozinha mais de 3 horas... com a Gigi :/
    bjocas nessa Alice linda

    ResponderExcluir
  6. Tá certissima, eu acho que os primeiros anos tem de ser das mamães, sempre escuto tb, pq a bbl ainda não tá na escolinha, o Adrian entrou com 3 anos e meio e o Bjk com 2 e meio, então pq a Bbl que é a caçula tem de ir com um ano e meio, não acho certo, e acho q enquanto eu puder devo ficar com minha pequena, um bjo e parabéns pelo niver do blog. Cynthia

    Ps: eu tenho um post no meu blog, chama-se Escolinhas..., onde falo um pouco sobre essa experiencia.

    ResponderExcluir