splash

Mosaico de Fotos

27 de outubro de 2011

Post desabafo (alimentação)

Desde que Alice começou comer frutas que eu e papai procuramos alimentos orgânicos pra ela, pesquisamos e andamos pra caramba, cerca de 90% da alimentação dela é orgânica e não é fácil, minha gente. Depois de completar 1 ano, achei um biscoito caseiro, integral, para ter na bolsa para não dar biscoitos industrializados e ela adora o "cá", é assim que ela chama o biscoito (?????). E continua comendo muita fruta, suco natural, legumes, verduras, ovos, carnes, peixes etc etc, tudo preparado por mim, é difícil sim, eu ando com frutas dentro da bolsa, comida pra quando não estamos em casa na hora do almoço e janta...
Aí, vem alguém e oferece algodão-doce pra Alice, ela estava no colo do avô e eu  rapidamenteo falei que ela não comia açúcar ainda, segundo o pai, eu pulei na frente da moça e gritei: "Nããããão."
E em todo lugar que vamos, aparece alguém oferecendo doce, biscoitos "muito" salgados, biscoitos doces, bala, etc, etc, etc e ainda olham feio pra mim que sou a ruim da estória né, pois quero dar bons hábitos alimentares pra minha filha, quero que ela aprenda a comer  coisas saudáveis e ter hora e lugar para se alimentar.
Da mesma forma que existem artigos sobre etiqueta para visitar RNs, deveria haver pra as pessoas respeitarem as crianças e não comerem na frente delas em qualquer lugar e hora e respeitarem os pais, pergutarem se a criança pode comer, etc, etc, etc...

Sabe o que dá vontade de fazer?????????? Etiquetar a Alice assim: "Extremamente alérgica."


Alice comendo seu "cá" durante o café da manhã, junto com a mamãe.






16 comentários:

  1. Isso eh muiiiitttooo dificil mesmo..pq eh aquele negocio, queremos dar uma alimentação saudavel aos nossos filhos, mas tb nao podemos cria-los numa bolha. Acho que nessas hrs temos que ser meio que flexiveis, manter a dieta saudavel diariamente e, eventualmente, permitir uns deslizes. Pelo que tenho lido, crianças que sempre tiveram dieta saudavel, nem dao bola pra doces, biscoitos e afins, entao acho que uma vez ou outra nao tem problema, pq ela nao vai deixar de gostar de frutas e legumes por causa de um biscoito, eh so nao tornar isso a regra.

    ResponderExcluir
  2. Admiro muito como vcs se alimentam e repassam isso pra Alice Andrea.

    Aqui em casa comemos de tudo desde verduras e legumes a besteiras( Lanches,Pizzas,refrigerante,suco de caixinha e chocolates).

    Mais com a Lavínia sou meia chatinha em alguns aspectos em relação a alimentação, embora deixe ela comer,danoninho,gelatina e biscoito de polvilho não dou todos os dias, só as vezes, e mantenho muito suco natural sem açúcar e as frutas e muitos legumes em seu cardápio diário.
    E uma coisa que até agora ela não experimentou que eu e o Pai queremos priva-la mesmo é o refrigerante.
    As vezes as pessoas pensam é mais pra quem deixa ela comer danoninho e gelatina qual a diferença de dar outras besteiras ??? Pra mim é muita, e como falei a cima ela não come danoninhos todos os dias, 1 ou duas vezes por semana.

    Más aconteceu algo parecido comigo outro dia na fila do supermercado a mulher nem perguntou se a Lavínia comia pipoca doce sabe,e já foi logo pegando um punhado com a mão e me dando falei que ela não comia e fiquei sem jeito fiquei segurando até achar um lugarzinho e deixar pq também não como.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andrea!

    Primeiro, parabéns pelo seu primeiro ano de blog! Como é boa essa troca entre a gente, né? Que venham uitos e muitos anos ainda, ois mamães tietes continuaremos a ser sempre!

    Sobre o lance de oferecerem comida...aiai, coisa mais chata isso, acontece toda hora! Parece que criança tem que estar sempre comendo uma porcaria!

    Olha, a Ísis já come doces, mas não é porque ela já come que tem que comer a todo instante! A base da alimentação continua sendo a mesma e doces são apenas ocasionais...só qie aqui até uma ida ao mercado rende um pirulito dado pela moça do caixa, e eu tenho que bancar a chata e esconder o pirulito...só que agora ela já pede, é caos! Não pode chegar no caixa que já pede pirulito e eu fico lá negando e o povo todo me fuzilando com os olhos, hahahaha

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  4. Será que você não está exagerando um pouco? A não ser que vc crie a menina numa bolha, comer um docinho de vez em quando não faz mal a ninguém...até pq é adiar o inevitável, pois logo ela vai pedir...o ideal é enquanto ela não conhece, evitar,e depois estabelecer regras, como só permitir guloseimas no fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Estou adorando as diferentes opiniões sobre alimentação, pra ver que é realmente uma questão da família, Alice fez 14 meses, eu me informo muito sobre o desenvolvimento físico da criança, e até os 2 anos os cuidados com a alimentação devem ainda ser maiores. Sim, ela vai poder experimentar o que ela quiser, mas vai continuar tendo a nossa orientação e o que eu gostaria era do respeito das outras pessoas, as vezes familiares, e as vezes estranhos que interferem demais.
    bjs pras mamães

    ResponderExcluir
  6. Olha amiga, te entendo, viu? Embora eu deixe Bebel comer doces, biscoitos e etc, tem coisas que não gosto que ela coma. Por exemplo, não gosto que ela coma embutidos, tipo salsicha e linguiça. Também não deixo trocar uma refeição por biscoitos. Biscoitos são para o lanche.
    Mas, acho que são os pais que tem que regular isso. Mesmo que eu ache exagero certas coisas, não posso dar a uma criança algo que seus pais não permitem.
    Isabel era alérgica a leite, e viviam querendo dar a ela produtos com leite. Tive que brigar diversas vezes, ser chata e tal. Mas era a saúde da minha filha que estava em jogo!!!
    Ser mãe é difícil!!!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  7. Andrea por aqui muita coisa ainda não faz parte do cardapio da Giovanna como refrigerante, salgadinho, bala, pirulito, todos esses nunca foram experimentados por enquanto e eu fico é contente quando vejo ela tomando aquele copão de suco natural e sem açucar, comendo seus legumes -não organicos pq na minha cidade não vende - cozidos com azeite e pouquinho de sal, e acabo as vezes sendo criticada, bem ou não prefiro não agradar e dar pra minha filha o que ela gosta de comer... e pra me enfurecer mais uma vizinha da minha sogra disse que ia dar cerveja pra ela experimentar, o que eu fiz? fui embora e não voltei nunca mais... é DEMAIS viu

    ResponderExcluir
  8. Andrea hj conversei isso com a pediatra... eu sempre restringi doces, açucares etc... fico brava e não me importo com os comentários... mas uma amiga me fez refletir sobre a minha radicalidade... ela tb restringiu tudo ao filho e qd ele completou 2 anos e meio foi a escola, onde ele conheceu as bolachas, doces, etc... ela bateu o pé, brigou com deus e o mundo! e sabe o q aconteceu? ele chorava pedia por bolacha recheada roubava o lanche dos amigos na escola... ela teve q repensar o assunto em casa... estabeleceu limites tipo: uma bolacha por dia.... doce no fim de semana e em quantidade mínima... etc... e agora ele está menos ansioso e obedece direitinho as regras ... de certa forma ela disse q valeu a pena em partes ter restringido os doces, ela acha q se tivesse desde cedo educado para come-los com moderação ele não tinha dado tanto trabalho.
    Por isso eu penso q ainda é cedo, mas q vou deixar a Mariana comer um acuçar de vez em nunca rsrs...

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ai Dea isso é mega complicado ne...
    Um dia vão oferecer bala a ela e ela vai acabar aceitando...
    Mas vc ta certa de tentar segurar enquanto vc ainda pode controlar isso...
    Sabe eu ja dei açucar pra Anna. Sem o consentimento de ng mas ja dei. Cha puro é horivel nao achei justo dar cha sem açucar pra ela...pq sim o leite materno é doce,eu experimentei, dai eu ia dar cha amargo pra ela pq?
    Dei...rs...e dei algumas varias vezes.
    Dei chocolate, danoninho, pao, bolacha e ate polvilho!
    Só nao dei e espero segurar MUITO o refrigerante...esse eu acho completamente desnecessario ate pra gente!!!!
    Na hr do desespero, vai papinha e frutinha da Nestle...mesmo pq eu nao sou um AS na cozinha, e as vezes morro de preguiça de cozinhar!!!!!
    Se eu to errada? Sim ne...eu sei!
    Mas eu q preciso, nao me privo de nada (vide minha pança!), como controlar a Anna? Eu sei,eu sei, ela só tem 10 meses né, nem vontade propria tem...eu sei!
    A mãe de merda aqui sabe...
    Mas ah ja foi!
    Agora voltar atras e tentar mudar é q é mais complicado!!!! rs

    Te admiro! Sao poucas as pessoas q tem esse discernimento q vc tem em relação à alimentação do filho!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nunca pensei em proibir doces ou qualquer coisa (a não ser cerveja né Larissa, que realmente é demais alguém pensar em oferecer para uma criança...) Aqui é um hábito meu e do marido deixar as ditas "porcarias" para o final de semana, e é assim que esperamos educar a Alice,ela poder escolher as coisinhas que sabemos nãos er saudáveis no final de semana e não fazer parte da rotina diária dela ;)
    Eu conheço mães (pessoalmente) que reclamam que o filho não almoça, e dá biscoitos e balas as 11:30 da manhã pra criança (ãh????)

    ResponderExcluir
  11. Than, eu já dei suco de maracujá com sucralose pra Alice pq não dá pra tomar sem adoçar né?, já provou? Super liberado para crianças, gestantes, não causa cáries, e tem baixa caloria (isso é bom pra gente né) a única diferença que eu noto para o açúcar convencional é que é mais suave, só.
    E sempre vão ter coisas que a gente erra sem saber e que erra sabendo hihihi normal, aqui tb acontece o mesmo,
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Como e dificil ne ? :S
    Rs ja tenho net nova e voltei! :D
    Beijinho

    ResponderExcluir
  13. Oi andrea!! saudades daqui! Olha já passei por isso, por darem refri ao Davi sem minha permissão e eu quase fiz um barraco kkkkkkkkkkkkkkk mas no meu caso era por que ele tinha muita cólica e ele matar a vontade de refri não conpensava as dores depois. Porém hoje com o consentimento do médico deixo ele comer de tudo um pouco, mas ainda detesto quando alguém ofere coisas a ele fora de hora ou que eu não permita, lógico que eu estaria interferindo no direito do outro em comer o que quiser na hora que quiser, e se meu filho olhar o problema é MEU e não dos outros, isso não dá pra controlar, Mas as pessoas deveriam ter mais consciencia de que filho nosso nós criamos e decidimos oq ue pode ou não, e não a " sabedoria popular" auahah

    bjussssssssssss

    ResponderExcluir
  14. É amigas entendo vocês... realmente é muito chato as pessoas quererem dizer o que devemos ou não fazer com os nossos filhos, Miguel hoje está com 11,5 meses e não dou danoninho, geléia, gelatina e outros doces, ele come todos os tipos de frutas e legumes, bolacha maizena, e o açucar que consome diariamente é o do Mucilon que começou a tomar há uns 3 meses atrás... pois bem tenho amigos e até mesmo familiares que acham isso tudo uma bobeira privá-lo dessas "delícias" mas eu penso que enquanto ele não entender e isso não for acrescentar nada a vidinha dele para que dar? conheço pessoas que deram chocolate a um bb de 5 meses, balas e todos os tipos de biscoitos antes de 1 aninho e refrigerante também... cada um na sua né...
    Quando estava grávida ouvia muitos "conselhos" que aumentaram quando o Miguel nasceu, hoje procuro pesquisar bastante quando tenho alguma dúvida (algumas são sanadas através da experiência de muitas de vocês) sigo as recomendações do pediatra e também procuro usar o bom senso afinal não somos topeiras como muitos teimam em achar, podemos ser mães de primeira viagem aprendizes nessa arte, mas sempre pensando no bem estar de nossos pequenos.

    Agora as pessoas deveriam se decidir né, afinal se tomamos todos os cuidados somos rotuladas de super protetoras ... mas se liberamos geral somos chamadas de irresponsáveis... afff
    Um grande beijo e um excelente final de semana.
    Patricia

    ResponderExcluir
  15. A gente não consegue ser tão rígido assim em casa não. Ainda mais porque adoramos chocolate, rs.

    No meu post, eu acho que errei e dei a entender q a Maria Alice quebrava as coisas e me culpava. No caso, na verdade, ela já vê que tá quebrado, e culpa o papai mesmo assim, rsrs.

    Beijos, boa sorte na alimentação e com os orgânicos. Eu tentei fazer isso no começo, mas fui fraco...

    ResponderExcluir
  16. Olha Andréa, eu tive que ser mais permissiva do que gostaria com relação a alimentação da Manuela. Isso porque ela fica com a vovó e não consigo controlar o que ela come durante o dia. Quando vi, ela já tinha comido pão de queijo, bolo....e não dá pra ficar discutindo com a sogra, né? Difícil. Por isso sei bem como se senti. Parece que os adultos tem prazer em dar tranqueira para crianças (e depois ficam reclamando que não comem). Agora estamos numa fase mais difícil. A Manuela já entende as coisas, reconhece outras que ela já provou. Outro dia ela viu uma menininha chupando um pirulito do lado dela. Ela hipnotizou. Me mostrou (pedindo mesmo). Tive que comprar um pequenino e deixar ela dar umas lambidas. Mas em casa ela não come porcarias. Oferece frutas, suco e comida. Também levo almoço e janta dela quando saímos (inclusive para aniversários) e sei bem o que é a cara de ué das pessoas, rs. Refri eu já ordenei aos 4 cantos que ela não experimenta até quando eu achar que não dá mais pra evitar.
    Sorte querida

    ResponderExcluir