splash

Mosaico de Fotos

22 de dezembro de 2011

E hoje na padaria...

A cena: Alice solta pela padaria e mamãe tentando pagar o pão.

Mamãe: Alice, devolve o salgadinho (Elma Chips) você nem conhece isso aí.
Moça do caixa: Ela nunca comeu?
Mamãe da Alice: Não, nem sabe pra que serve, nunca comeu açúcar também.
Moça do caixa (com uma cara de interrogação): Como assim?
Mamãe da Alice: Ela nunca comeu nada com açúcar, açúcar industrializado...
Moça do caixa: Mas e o leite????
Mamãe da Alice: Toma puro.
Moça do caixa: Mas o que ela come????
Mamãe da Alice: Leite, frutas, almoça e janta...
Moça do caixa: E não faz mal???????????(ãh???)
Mamãe da Alice: Não, o pediatra disse que ela se alimenta do jeito que nós deveríamos nos alimentar.
Moça do caixa (agora com uma cara mais assustada, parecendo estar com medo de mim): Parabéns. 
Mamãe da Alice: Obrigada. ( E sai correndo da padaria escondendo o pão de queijo que Alice "ganhou" da atendente)

Com Alice maiorzinha vejo o tanto que a maioria das pessoas não entendem nada de boa alimentação. E o tanto de porcaria que criança come, elas estão tão comuns, são tão fáceis, que a gente nem para pra pensar, ler os rótulos. Aqui em casa bem antes de Alice nascer, melhorar nossos hábitos alimentares já era uma preocupação. Nós procuramos comprar o menos possível de comida processada e industrializada, não é fácil, mas até que já conseguimos melhorar muito. Gostaria que Alice não precisasse sofrer, que já crescesse com hábitos melhores. E gostaria de mais respeito pela forma que criamos Alice, eu não ofereço nada para outras crianças sem antes verificar se a criança pode comer ou se existe alguma restrição.
Eu sei que muitas vezes a criança pede, tem vontade de comer algo, ou tem irmãos mais velhos ou vai pra escolinha, e muita coisa dificulta essa boa alimentação. Aqui em casa nós conseguimos também por uma série de motivos, Alice parece não ser gulosa, se está sem fome, nem dá bola se tem alguém comendo ou bebendo perto dela. Se vai para uma festinha de aniversário (e ela é convidada pra muitas) come antes de chegarmos, e levo a refeição que ela está acostumada comer se ainda estivermos na festa) o interesse dela é em brincar, correr, ela nem se dá conta que tem coisas de comer ou pessoas comendo. Eu cuido da Alice em tempo integral,  eu que escolho tudo que ela come no dia a dia, e quando visitamos parentes, avós, tios, todos respeitam, e não ficam tentando dar coisas pra Alice "experimentar". E assim Alice chegou aos 16 meses, comendo muita fruta, sucos naturais, biscoito integral caseiro, legumes, peixes, carnes, ovos, verduras, etc.
Vai chegar a hora dela comer bolos, brigadeiros, e então vou escolher uma receita bem gostosa e vamos preparar juntas e comer juntas.

Oferecendo biscoito para alguém, no parquinho.

















9 comentários:

  1. Essa "e nao faz mal?"foi a do ano...rs.....é deve fazer MUITO mal NAO dar açucar a uma criança ne...rsrsrs....doida!

    Sabe Andreia ja disse q te admiro por isso ne..pq a Anna é bem mais nova q a Alice e ja come ate bombom da caixa...rs...mas isso é relapso meu!
    Dou pq sou boba, tenho medo q ela sinta vontade...mas aí né...vontade de uma coisa q ela nem sabe o q é...é meio burrice minha,mas ja foi! rs
    Ela ainda só nao toma refrigerante e esse eu vou protelar o maximo q eu puder...acho q refrigerante nao faz bem nem pra gente, imagina pra uma criança!
    Mas o resto nao posso fazer mais nada, ja foi! rs
    Mas Anna ainda toma mamadeira pura tb! rsrs....nao quero tao cedo colocar Nescau nao! E as cáries ne????? to fora..! rs

    Bjooos

    ResponderExcluir
  2. A Lara já é bem gulosinha!
    Vê alguém comendo, e logo quer experimentar (ou então fazer bagunça com a comida.

    Eu bem que queria que meu sogro, principalmente, respeitasse as minhas decisões sobre o que dar ou não à Lara. O sonho dele é dar refrigerante para ela experimentar, pode??? Já peguei ele com o copo chegando em sua boca várias vezes, mas ainda bem que eu vi antes dela experimentar.

    Parabéns mesmo pela Alice, Andrea! Os hábitos que vocês tem ensinado a ela com certeza exigiu muita paciencia, e principalmente, mudança da parte de vocês!

    Beijo!!!
    Saudade do parquinho!

    ResponderExcluir
  3. hahahhahahhaa .. a atendente disse isso??? Nossa .. é louca ou o que??
    Cara eu também faço o mesmo .. a Luma só vai comer essas besteiras quando não tiver mais jeito né .. ela vai descobrir sozinha ou com as coleguinhas .. bjs pra vcs ..

    ResponderExcluir
  4. Acho isso otimo!
    Mas sofria com meu pai e a familia dele, q sempre estao atochando alguma coisa na boca da Rafa, odeeeeeeiooooo.
    Outro dia foi o niver de umas primas minhas, e minha tia colocou um monte de merengue na boca dela, eu fiquei de cara neh? e dei um gritoa. tia,nao, ela pode engasgar, a garganta dela pode resecar, e ela se engasgar! e minha tia com cara de: O FRESCA! disse: nao vai engasgar nada se è merengue.

    Bah, o q tem q seja merengue, nao quero e pronto, eu q sou a mae, eu q ofereço o q eu quizer, os outros nao tem pq dar a minha filha nada. afff. fico de cara!

    Bom ter uma familia q repeite suas escolhas, bençao de Deus.
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Te admiro, mais não consigo ser igual, até pq eu sou fã de besteiras, procuro dar frutas e verduras, carnes e não entupir eles de açucar e coisas industrializadas, geralmente eu libero algumas coisitas em fins de semana, e por incrível que pareça as coisas saudáveis são as mais caras, e a vezes eu não posso comprar,tipo arroz e farinha integral , mais concordo que é a gente que forma o paladar das crianças, e acredito que é por isso que com 3 não tenho problemas com alimentação, muita fruta, verdura , pão e feijão com arroz, uma bjk

    ResponderExcluir
  6. oi Andrea...
    olha te admiro por cuidar tão bem da alimentação da Alice, pois é díficil nos manter com uma alimentação totalmente saudável...e os nossos hábitos passam para nossos filhos...
    Em casa a nossa alimentação nem é tão saudável assim, mas procuro dar pra Alissa a melhor alimentação possível...mas sofro com pessoas tentando dar as coisas que não permito...
    Então, parabéns pela grande inciativa.
    Um beijo em vcs e Feliz Natal...!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi...
    SUaa pequena ta uma fofa na foto...skskkskks
    Que bom alimentação de Alice.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Com isso, vejo mais uma prova de que és uma excelente mãe.

    Quero desejar-te um Feliz Natal!

    Faço também votos para que 2012 seja um ano de mudança para melhor, que alcances o que mais desejas… sobretudo que sejas muito feliz!

    ResponderExcluir
  9. poxa realmente admirável, mas deve ser mtooo difícil!!!

    ResponderExcluir