splash

Mosaico de Fotos

22 de março de 2012

Os dispensáveis NÃOS

Primeiro, muito obrigada pelos comentários no post anterior, bom demais desabafar e saber que foi "lida" e que tem tanta mamãe no mesmo barco.

É fato que a palavra que uma criança mais ouve desde que nasce é NÃO, inevitável, é um tanto de coisas que elas querem fazer que NÃO pode...
Acontece que a criança começa a falar e aprender e comete muitos "erros" e precisamos nos policiar para que a correção desses erros do aprendizado não serem sempre acompanhados por um NÃO...

Alice começou falar cedo e agora fala pelos cotovelinhos, e ela é curiosa, e demonstra gostar de saber nome de tudo, e nós (pai e mãe) estimulamos e ensinamos muito. E lógico que Ela comete erros, muitas vezes por distração, outras por não estar interessada no assunto e outras por não ter mesmo aprendido ainda.
O que tentamos fazer é mostrar o erro por comparação ou falando o correto, sem contudo falar a palavrinha negativa antes de qualquer coisa.
Ela conhece as cores, mas quando está distraída troca o verde pelo azul e vice-versa, ontem me mostrou algo azul e falou:
"Vedi."
eu então peguei um bichinho verde e coloquei perto, e perguntei: "Que cor é essa?"
 "Vedi"
"E essa?" (voltando a atenção para o que Ela havia chamado de verde)
"Zul."
 Até a semana passada Ela apenas falava o nome dela corretamente se a gente falasse pausadamente, então Ela repetia, mas se alguém perguntassse, ela dizia: "Íci." eu então ajudava repetindo, Alice, sem falar a palavrinha negativa. E de repente a pequena começou falar perfeitamente e fala o dia todo: "Alice, Alice, Alice..."

 Alice acabou de completar 1 ano e 7 meses, é perigoso achar que por Ela estar aprendendo bem, devemos ficar corrigindo o tempo todo e correr o risco de estressar a pequena demais, não posso exigir que Ela sempre acerte o "oxo" e "lilás" (muitas vezes Ela diferencia os dois e fala lilás direitinho) não é fácil para muitos adultos. Dias atrás entrei no quarto dela vestindo uma blusa que eu chamaria de vinho escuro desbotado, Ela olhou e disse: "Marrom." pai olhou pra mim com aquela cara de não corrige, mas a danadinha percebeu e disparou: "Oxo? Osa?" foi muito engraçado.

Divertido demais acompanhar as descobertas dela, também ajudamos Alice não falando errado com Ela, nem repetindo seus erros, e assim a pequena vai aprendendo e principalmente gostando de aprender. E é certo que Ela ainda vai cometer muitos erros fofos e eu vou correr aqui pra contar...

10 comentários:

  1. Fase boa quando eles começam a falar nao e'...e vc tem razao nao precisa de dizer sempre NAO ... ks
    bj

    ResponderExcluir
  2. Andrea, curto muito a forma como vc educa a Alice..aprendo muito aqui. E adorei essa forma de mostrar o certo, sem desmerecer o errado. Vou lembrar de agir assim tb com a Manu.

    ResponderExcluir
  3. otima dica Andrea...
    os coitadinhos ficam cansados de tanto Não!!!

    beijos em vcs

    ResponderExcluir
  4. Andrea é difícil não falar errado com a criança, eu vou tentar com a Emilly, mas a verdade é que eu acho muito fofo rsrs! V?ou ter que me policiar muito, ela nem fala e eu tenho mania de conversar com ela com aquelas voizinhas de criança... Ela já está falando mamã, então vai começar a falar, ta na hora de parar de ensinar errado rsrs!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andréa, nossa que fofa. A Manu também confunde e as vezes cisma que tudo é "oxo". Mas eu nem encano, acho que tudo tem sua hora, não é mesmo?

    Li seu post anterior e sei bem como você se sente. Elas entram numa fase que parecem gostar de fazer só o que não pode e nos coloca louca. Imagina você, que fica full time com ela. Fique em paz que todo mundo tem seus minutos de descontrole e isso nem de longe te faz uma mãe sem paciência.

    bjs,

    ResponderExcluir
  6. Desde que ela nasceu que eu passei a me policiar com os "nãos"!
    Conheço tanta criança que fala NÃO a hora inteiro, provavelmente porque o escuta a hora inteira.
    E o não é uma palavrinha a parte no nosso subconsciente. Este não a entende. Logo, eu aprendi a falar as coisas de maneira positiva e não negativa, eliminando assim os nãos desnecessários da rotina.

    A Lara aprendeu a falar não há relativamente pouco tempo.... e sabe sempre quando o empregar, ou seja, quando NÃO quer algo, e não para qualquer coisa! =D


    Super bacana esse jeito de corrigir demonstrando, ou deixando elas mesmas perceberem quando erram!
    Alice, fofa, como sempre!

    ResponderExcluir
  7. A consulta com a obstetra "boa" consegui só pra final e abril, acredita? Mas tomara que não seja como a tua que se revelou só no final. Isso devia ar cadeia! hehe

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi flor! Essa fase é mesmo deliciosa, uma fase de descobertas, e o nosso incentivo é mesmo muito importante! Concordo que ficar falando "não" o tempo todo, não ajuda em nada e apoio totalmente a forma com a qual estão lidando com a pequena, e ensinando as coisas pra ela! Acho feio quando ao invés de ensinar, os pais ficam falando errado junto, digo por exemplo pois a nossa sobrinha ao invés de "luz" falava "lugli", e os pais começaram a falar "lugli" também, entre outras coisas! Hoje ela tem 5 anos e eu não entendo praticamente nada que ela fala! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Pois é a palavrinha não aqui em casa é usada quase o tempo todo,más depois que li seu post vou me policiar e aprender a não usar tanto.

    Alice é esperta demais e as vezes troca as cores por que são muitas informações pra ela ter que processar nessa cabecinha hehehe.

    Bjs!

    Ps: Consegui comprar o copo de transição que você usa com a Alice nas Lojas americanas más não obtive sucesso com ele rss, De inicio ela não quis nem saber ela é muito nervosa Andrea quando colocou na boca e viu que não saia nenhum liquido jogou de lado e ficou super brava eu conversei, expliquei más acho que não adiantou muito,ela chorou demais,Dai sabe o que fiz deixei com aguá a disposição dela e ela começou a pegar sem receio más quando eu o testei vi que tem que dar uma apertadinha com a boca no bico para que saia o liquido né então estou deixando a disposição e ela está conseguindo beber aos poucos quando dá umas mordidinhas.

    E outra duvida esse eu usarei para dar o leite e tó pensando em comprar o da MAM para suco qual você usa para sucos ?

    ResponderExcluir
  10. Ai amiga eu falo tantos nãosssss que nossa se contasse ia passar o resto da vida contando, mas é que o Davi no caso vive subindo nas coisas, caindo por estar aprontando algo, mas quando se trata de palavras bem... ele raramente fala algo, então quando fala eu apenas comemoro kkkkkkkkkkkkkk o Pediatra diz que os meninos são mais preguiçosos,mas nossa é muita preguiça pro meu gosto.

    Bjusssssssss e parabéns pela alice, ela está cada dia mais esperta!!

    ResponderExcluir