splash

Mosaico de Fotos

17 de abril de 2012

20 meses da Alice no nosso país!

E o tempo passa rápido, e não dá mais pra dizer o que Alice começou fazer no último mês. O máximo que posso tentar fazer é descrever a Alice com 1 ano e 8 meses...o que também é bem complexo.
A garota fala pelos cotovelinhos, e como ela sempre foi ação e só para quando dorme, usa e abusa do gerúndio, narra o que ela faz e o que vê: "Papai lavando mão." "Alice comendo, bebendo, correndo, subindo, descendo, acendendo, apagando, dormindo..." "Au, au latindo." "Menino correndo."
Reconhece sentimentos nas nossas feições: "Bava," "Tisti." Feliz." e faz caras e bocas para imitar. Usa masculino e feminino e separa cores pelo sexo, adora dar seus brinquedos para o pai e pra mim, "Osa é pá mamãe, azul é po papai." 
Já conhece muito animais, diferencia leão, tigre, onça e também baleia, golfinho e tubarão. Nomeia muitas partes do corpo, cabeça, testa, bochecha, queicho, perna, coxa, olho, nariz, boca, e adora usar diminutivo e aumentativos, tudo do pai é "ão" e dela e da mamãe é "inho" e fala, mas como fala...o papai tem pescoção, bocão, narigão, e Alice e mamãe tem pescocinho, boquinha, narizinho...
Ela tem pronúncia muito boa, fala muitas palavras de 3 sílabas perfeitamente, mas fala outras de um jeito muito fofo como a "galinha patatinha"
Já sabe as cores: vermelho, laranja, amarelo, azul, verde, roxo, marrom, rosa, preto e branco, adora falar "lilás" mas muitas vezes é roxo o que ela aponta...
Aprendeu algumas formas geométricas: círculo, quadrado, triângulo e passou um tempo achando essas formas por todos lados, nem eu sabia que dava pra encontrar tanto essas formas por aí...então um dia a Dona Mamãe desenhou a forma oval e losango numa folha e falou os nomes, pronto, lá foi Dona Alice achando essas formas por aí. Outro dia achou losango na cortinha de renda da vizinha, olhando pela janela aqui de casa. E ontem no adesivo de um carro na garagem do prédio, esse eu demorei pra encontrar.
Anda descobrindo onde os bichos vivem, ela me mostra e diz: "Peixe água." "Fumiga chão." Passarinho céu, árvore."
Conheceu as princesas numa mochila da prima, e ganhou um livro e...adora, quer vestido de princesa, se eu coloco vestido estou uma princesa, linda. Diz que a mamãe é a "Banca Éve" e Alice é a Bela.
Depois que assistiu Tinkerbell decidiu que também pode voar, o que deixa eu e o pai mais alertas ainda, ela olha pela janela e fala: "Alice voar, céu..." batendo os braços, que ontem ela insistiu para o pai que eram asas.
Quando falo que Alice não para, sempre ouço que é "assim mesmo nessa idade", bem, as crianças da mesma idade que ela convive no parquinho todas manhãs, andam, correm e sentam e brincam. Alice não, hoje chegamos no parquinho as 9:30 e saímos de lá 11:45, sem que ela sentasse para comer a fruta ou tomar suco. Quando algo interessa ela no chão, ela agacha e mexe e brinca um pouco e já levanta e sai e explora o parque, acha caminhos, escadas, bichinhos, mexe em formigueiros com galhos "Pocuranu fumiga bava."
É bem criativa nas artes, já escalou a tela do parquinho, até perguntei pra outras mães se os filhos já tinham feito aquilo e não achei nenhum, sei que tem, mas Alice não viu. Semana passada fez uns arbustos de pufe e sentou neles. Também se joga nos canteiros de plantas e flores que nem os jardineiros do parque eu vejo pisar. Se está perto do portão, foge correndo pra rua, e se eu não acelerar muito não alcanso fácilmente.

Anda comendo muito bem, apaixonada por macarrão com molho vermelho da "tia Líva", "carninha do padrinho", biscoito de polvinho, bolacha Maria que quando ela esquece o nome pede "bolacha círculo", por causa disso diminuiu um pouco as frutas. Mas continua sem doces ruins, refrigerante, frituras e comida industralizada.

O sono é a questão do momento por aqui, Dona Alice faz qualquer coisa para não dormir, não gosta, não quer e não se deixa abater facilmente. Isso tem levado eu e o pai a testar várias maneiras de lidar, início da semana passada deixamos ela sem dormir a tarde, pois ela demora de 40 minutos a mais de 1 hora para cair no sono, e eu sentada ao lado da cama para ela não fugir. Ela não dormiu a tarde durante 4 dias, e ficou super bem o dia todo, comeu mais e melhor. Adiantamos o sono da noite em 1 hora, e ela não aumentou as horas de sono da noite. O que me preocupou. No final de semana conseguimos que ela dormisse um pouco a tarde e ontem resolvemos voltar a tentar, almoçou, assistiu DVD, dei banho para relaxar e fiquei com ela no quarto por 40 minutos, na quarta vez que ela pediu: "Pá sala, levanta, pá sala, vai..." tentando me levantar, eu desisti e ela foi feliz e ficou acordada até as 20:30. Aceito dicas, sugestões e rezas, por favor.

8 comentários:

  1. Alice está maravilhosa!
    Dando show!! :)

    ResponderExcluir
  2. A Alice está uma fofa mesmo amiga!!! parabénss .. amei os videos .. hehe .. bjkas pra vcs

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ufa, amiga, que pique. Alice e Laura são no 220v. E como essa sua Alice fala, que beleza.

    Laura desembestou a falar tb, mas só com 2 anos.

    É uma delícia, fala sério?!

    Agora, problemas pra dormir? Humm,... já tentou ler historinhas? Bem baixinho e calminha pra ela relaxar?

    Boa sorte e beijos na fofa.

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH QUE TROOOOOOÇO LIIIIIINDO!
    Andrea que coisa mais linda é essa mulher? Aff Maria, fico louca com essa menina inteligente e falante!
    Terá uma baladeira, hein? Dormir que é bom, neca! hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Alice é 100 % viva e isso é muito bom amiga... as vezes dá trabalho mais muito mais felicidade ... adorei todas as novidades desse mês... e parabens Alice por mais um mês muito bem desfrutado

    ResponderExcluir
  6. Ai que linda!!
    Basil!!!hehe Que vozinha mais gostosa!!
    Ela sabe tudooo mesmo!!!
    Vou ensinar a Emilly!
    Vc não usa o Youtube pra postar os videos, o que vc usa???

    ResponderExcluir
  7. Esse primeiro não abriu!! Ficou uma imagem preta!

    ResponderExcluir
  8. E como fala! E como age! Só quem conhece é que sabe do que você está falando!
    Essa fofa! Já estamos com saudade!
    Vamos ver se consigo dar um pulo na pracinha amanhã! =D

    ResponderExcluir