splash

Mosaico de Fotos

6 de junho de 2012

Arroz integral

Cada vez mais pessoas estão passando a consumir o arroz integral, mas vejo que muitas não gostam ou tem preconceito, e não querem largar o arroz branco.
Aqui em casa faz tempo que comemos o integral, apanhei no começo para acertar fazer, apanhei pra encontrar um que tivésse o melhor gosto e cheiro. Já comprei muito arroz estragado também.
Faz um tempo testei o arroz Tio João, sei que é fácil de encontrar em São Paulo e aqui em Minas também, não sei de outros estados. E até agora é o melhor para o gosto aqui de casa.
As vantagens do arroz integral são muitas, possui:
 proteínas
sais minerais (fósforo, ferro e cálcio)
vitaminas do complexo B
fibras
gordura benéfica
100 gramas=124kcal (mesma quantidade de arroz branco possui 128 kcal)

 Uma coisa que aprendi sobre o preparo do arroz integral é que não podemos refogar, o oléo e outros temperos retardam o cozimento e o arroz não fica macio.
Receita:
Para cada medida de arroz são necessárias de 2 e meia a 3 medidas de água. Pode lavar, colocar na água fria mesmo e deixar cozinhar, tampar só quando estiver com a água secando.
 Depois do cozimento pode acrescentar temperos, o mais comum é sal e azeite. Mas pode refogar cebola e/ou allho,  brócoli bem picadinho, alho poró, salsinha...

Vale a pena tentar introduzir o arroz integral na dieta das crianças e da família, pode ser aos poucos, pode ser misturado com o arroz branco para fazer a transição, nosso corpo agradece!

P.S.: Bom feriado prolongado para todos, lá vou eu arrumar as malas, rumo ao interiorrr de São Paulo!

4 comentários:

  1. Boa dica! Adoro mas nunca fiz pra Lara. Vou fazer. Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Arroz integral faz bem mesmo, mas tenho que confessar que quase não como ou compro, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa eu coloquei o arroz integral na refeição de toda a família. Marido e filha não acharam ruim e agora ele faz parte do nosso dia a dia. Pra variar, incremento dia com cenoura ralada, outro dia com tomatinhos.

    Nosso organismo agradece. Rs.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que tenho mesmo um pouco de preconceito. Mas acho que é porque o meu tio, quando morou comigo, fazia um arroz integral que tinha um cheiro TÃO ruim, que eu tomei birra!

    Mas qualquer dia eu tento fazer sim, e se a Lara gostar, eu aprendo a gostar também! =D

    ResponderExcluir