splash

Mosaico de Fotos

13 de junho de 2012

A família na Neuropediatra

Alice faz tempo (desde sempre) apresenta sono muito irregular, instável e a mãe neura decidiu marcar consulta com uma neuropediatra. Apenas consultei a lista de neurologistas do plano e marcamos com a única especializada em pediatria.
Minha principal dúvida era se as horas de sono em menor quantidade em comparação com  as tabelas que encontro estavam sendo prejudiciais para Alice.
Alice parou a soneca da manhã antes de 11 meses, e a soneca da tarde sempre foi complicada, por meses ela só dormia amarrada no carrinho passeando na calçada. Depois achamos que estava na hora de parar com isso, e decidimos fazê-la dormir em seu berço. Demorava de 40 minutos até mais de 1 hora para ela pegar no sono. E logo após completar 18 meses começou ficar cada dia mais difícil, mudamos ela para a cama, pois estava montando na grade do berço, eu tentava manter ela no quarto, mas ela chorava, ficava muito agitada e uma bela tarde eu deixei ela livre...ela ficou acordada, brincou, estava feliz, dormiu quase 20:00, apagou.
E assim foi durante uma semana, ela ficava bem o dia inteiro sem dormir, no final de semana como saíamos de carro ela dormia no final da tarde, depois de cansar bastante.
No dia da consulta Alice havia acordado as 6:00 da manhã e entramos no consultório da médica as 17:40. Eu sentei com a médica e papai ficou por conta de Alice que não parava de explorar a sala da médica, de ótimo humor. No início da consulta a neuro questionou tudo sobre a rotina de Alice, sobre a rotina minha e do pai, perguntou, perguntou, enquanto conversava observava Alice. Depois de avaliar bem o caso e também saber que o motivo da consulta era apenas a preocupação em saber se Alice estava bem, ela explicou que a necessidade de sono varia muito, que cada criança precisa de quantidade diferente de horas de sono, falou pra gente observar se ela acorda bem, come bem, e se não fica com o humor instável. Também fez exames de reflexos e coordenação motora em Alice e tranquilizou a gente, falou para deixarmos ela mais livre.
Também nos alertou que devemos ouvir que Alice é hiperativa, e que nas observações dela Alice tem capacidade de aprendizado e está dentro do esperado em "agitação" para a idade, que antes dos 6 anos a criança não está preparada para concentração, e que depois de entrar na escola "se" não apresentar rendimento compatível com a capacidade que ela tem de aprender, então é necessário investigar a causa.
No final da consulta deu um artigo médico impresso em uma folha para levarmos pra casa sobre o sono da criança. É um artigo extenso e muito esclarecedor, se alguém e interessar entre em contato comigo que eu envio por e-mail.
Saímos do consultório aliviados e Alice que estava super alerta no consultório apagou no colo do pai antes de chegarmos no carro.
Faz um mês que tivémos a consulta, Alice tem dias que não dorme, e outros que dorme por volta das 18:00, depois acorda, janta, brinca um pouco e dorme novamente, está tudo fluindo melhor, na dúvida procurar um especialista é a melhor alternativa. Sem contar que levei um puxão de orelha por causa do Sr. Google...


8 comentários:

  1. olá, gosto muito do seu blog, leio sempre, tenho um filha de 20 meses e se possivel gostaria deste artigo, meu email é gegidal@yahoo.com.br desde já te agradeço. Gisele

    ResponderExcluir
  2. Hum... boas ovservações. O mais legal de um blog é isso, podermos ajudar umas as outras nas informações verdadeiras e necessárias. Espero que fique tudo bem com a "nossa" pérola de cada dia.... Alice. Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah concordo, se esta encanada,procure um especialista...e que bom que esta td bem com a Alice. A Manu, por conta do mini maternal, agora nao tira mais soneca de manha, so a tarde, mas capota bem a noite.

    ResponderExcluir
  4. Olá, você poderia me enviar este artigo? Também me interesso pelo assunto. email: lonomia@hotmail.com
    Grato,
    Renato

    ResponderExcluir
  5. ola te achei na imensa blogesfera... adorei seu cantinho....


    http://mamaedaannalaura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá boa noite, eu acompanho sempre seu blog, e me interessei bastante pelo assunto e gostaria que se possível me enviasse meu e-mail olhinhosverde@gmail.com Obrigada desde já!! Cristiane Mamãe do Rafael 1 ano e 5 meses....

    ResponderExcluir
  7. Olá! Me interessei bastante pelo artigo e, se possível, também gostaria do contato desse neuropediatra. Muito obrigada: carolinademagalhaes@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei muito dessa matéria. Poderia me enviar esse material sobre o sono da criança - iva@medianeira.com.br

    ResponderExcluir