splash

Mosaico de Fotos

10 de setembro de 2012

O choro atrasado e não convidado

E sem aviso prévio minha pequena começou chorar, chorar, chorar, com motivo, sem motivo, quando quer algo, quando não quer algo...
E eu que sempre tive medo, pânico de choro de criança estou perdidona nessa nova fase. Alice foi uma bebezinha muito calma, quase não chorava, é mais fácil dizer que resmungava quando estava com fome ou queria algo. Chorar, chorar pra valer foi uma vez, logo depois de completar um mês de vida. Pareceu um caso de cólica (que era meu outro pânico da maternidade) o pai chegou em casa do trabalho e encontrou Alice chorando no meu colo e eu chorando em cima dela. Passei dias tensos esperando outras crises de choro mas elas não vieram.
Alice chegou aos 2 anos praticamente sem chorar, e se eu que tenho pavor de choro, registrei assim na minha memória podem acreditar que ela não chorava. Qualquer 1 minuto de choro me irrita profundamente.
Acontece que Alice passou a chorar várias vezes ao dia, faz uns 10 dias que isso tem acontecido e está piorando e me deixando maluquinha. Por não suportar choro eu tenho a tendência a satisfazer a vontade dela para parar com o choro e sei que não devo fazer isso.
A pior hora tem sido na hora de dormir. Alice saiu do berço para cama com 18 meses e desde então pai e eu damos boa noite, saímos do quarto e ela dorme sem problemas, algumas vezes levanta ou chama, mas dorme sozinha.
A primeira noite que isso aconteceu, eu acabei fazendo ela dormir no colo sentada na cadeira ao lado da sua cama, e morrendo de dó, pensando no que ela poderia estar sentindo...
Acontece que ontem eu prestei muita atenção em como Alice estava antes do nosso ritual do sono (banho, leite, escovar dentes, contar história e boa noite) e ela estava super bem. Assim que eu comecei dar boa noite ela começou se agarrar em mim e chorar. Tentei sair do quarto e ela veio atrás chorando, chorando. Voltei tentei colocar ela na cama e ela se agarra com toda força em mim. O pai tentou e ela chorou, chorou...e eu fiquei prestando atenção no choro, as lágrimas escorrem,mas o choro muda de intensidade facilmente se ela prestar atenção em algo. Tem hora que ela parece brincar com o choro, fazendo sons diferentes.
Papai e eu voltamos juntos para o quarto, pedimos para ela parar de chorar pra ouvir a gente. Lembramos ela que é a cama e o quarto dela, que foi feito com carinho, que ela precisava dormir para descansar, que a mamãe tinha coisas pra fazer e o papai também, e assim que ela percebeu pra onde a conversa estava levando, começou chorar novamente, e nós saímos do quarto. Ela veio atrás, eu peguei no colo, sem falar nada e devolvi ela na cama. Ela levantou chorando e dessa vez o pai pegou ela no colo, disse que mamãe e papai gostavam dela e que estariam por perto e que ela precisava dormir e devolveu ela na cama. Dessa vez ela parou de chorar e...dormiu.
Está sendo muito difícil, muitas vezes não sei como agir. Ela pede leite e buáaaa se acha que está demorando, eu peço para ela parar de fazer algo e buáaaa, ela deixa algo cair no chão e não cosnegue pegar e buáaaa...
São 9:30 da segundona e Alice já chorou duas vezes, e estou tentando pedir para ela parar e falar direito, esperar, pedir as coisas dizendo por favor, vamos ver como vai ser o resto do dia.

Aceito muito bem sugestões de como lidar com essa situação...

6 comentários:

  1. Andrea, definitivamente 2 anos muda alguma coisa. A Alice está chorona... e a Lara ficou agressiva, brigando com os amigos, batendo e empurrando... foi 1 mês depois de fazer 2 anos. E passou. Foi dificil, nos isolamos, não fui ao parque.... não sei se fiz certo, mas passou. Sei que dá, mas dê mais ainda atenção e carinho a ela, faça coisas que goste e tals. Espero ter ajudado.BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É, aqui em casa foi o oposto... o Linus chorou em pausa praticamente até os 4 meses, quando do nada ele ficou 10 minutos sem chorar no trocador, foi lindo demais pra mim!
    Nessa longa jornada de choros, o que ele chora hoje não é nada pra mim...

    E como eu lidava? Bom, eu dava muito muito colo, muito muito peito... e ele era bem nenem, só mamava mesmo, e depois dos 6 meses ele não aceitou as papinhas por mais que eu oferecesse... o peito continuou sendo a principal fonte de tudo até uns 10 meses e assim seguimos.

    Uma boa maneira de lidar com o choro é mudar o foco da atenção... e nisso vc aprende a ser malabarista... por exemplo, ela chora pra esperar o leite? Leva ela junto, dá uma colerzinha pra ela achar que ta fazendo alguma coisa, fala pra ela ajudar vc a rosquear a mamadeira, inclua ela em toda rotina, todos os afazeres, isso funciona aqui em casa, e ele ainda aprende o nome das coisas, como as coisas são feitas e o tempo e o trabalho que leva pra tudo ser feito. Claro que faz mais sujeira e demora mais... mas aqui funciona melhor que largar ele num canto e mandar ele esperar, pq isso ele não faz mesmo. rs.

    Se ele é mimado? Olha, ele é todo dengoso sim, mas acho que ele é tranquilo, ele tem mesmo uma necessidade de estar perto, de interagir, tanto que se estamos juntos, ele brinca feliz, aceita as propostas que damos, ele mesmo cria coisas dele... dificilmente é implicante... isso hoje em dia! Porque antes ele não gostava de nada, chorava por tudo, tudo incomodava! Era bem complicado mesmo, mas fiz o que minha intuição mandou, dei mta atenção mesmo e parece que essa carencia esta sendo suprida saudavelmente.

    Entao calma, se tiver que ficar no quarto até ela dormir, fique, mude um pouco a rotina até ela superar... acho que não há nada de errado.

    ResponderExcluir
  3. Ei Andrea com certeza muda tudo qdo se faz 2 anos, passei e passo por isso e mais coisas que vamos descobrindo ate hoje, vou contornando prestando atencao como vc para ver se consigo mudar ou melhorar algo, confesso que no inicio fiquei com medo de ate estar fazendo alguma coisa que pudesse afetar mais o choro mas percebi ao longo de tudo que isso acontecia mais comigo, com a minha presença... um dia precisei ficar longe dele por um longo periodo e voce acredita que passou o dia super bem!Brincou, comeu, e nem um chorinho... entao acho que é tipo manha com os pais rsrs. Mas continua observando e tenta ver se acontece o mesmo com ela! Espero ter ajudado, grande beijo em voces!

    ResponderExcluir
  4. Olá Andrea!Primeiro quero dizer que acompanho sempre seu blog e adoro, principalmente porque tenho uma menina da idade da Alice, aliás, do mesmo mês até. Bem, estou passando por essa mesma fase (quero acreditar que seja uma fase e que logo vai passar). Não tem sido fácil, tudo é motivo de choro, ai haja paciência, e às vezes acabamos por satisfazer as vontades para que chorem. Não sei que conselho te dar porque não sei também o que fazer, se aprender algum jeito melhor de lidar, favor me conte...hehe! Então é isso, somente para dizer que você não está sozinha nessa fase!Bjo

    ResponderExcluir
  5. A Lara anda bastante birrenta. Não chorosa, porque ela chora, chora, chora e sabe que não ganha nada comigo com isso. Eu tenho o dom de não ligar pra choro de criança. Ela já ficou do meu lado chorando 1 hora seguida e eu "nem ai" pra ela. Conversando, claro, mas nada de colo.

    Às vezes ela vem falando chorosa e eu falo: conversa direito com a mamãe filha, sem chorar. Você já sabe falar. Ela ensaia um choro, normalmente pedindo colo e ai eu falo: para de chorar que a mamãe te pega. E ela se acalma e para.

    Acho que o ideal nessa situação é tentar não dar atenção à isso e também conversar bastante. Sem falar, claro, da paciência, sempre!

    ResponderExcluir
  6. Ei Andreia, a Ciça também anda muito birrenta. Não tem as crises de choro do nada, mas a gente não pode contradizer em nenhum momento que já abre o berreiro. É senso comum que esta idade é mais difícil, estão aprendendo a se expressar e se posicionar e exige muita paciência.
    Concordo com a M

    ResponderExcluir