splash

Mosaico de Fotos

26 de setembro de 2012

Responsabilidade e equilíbrio

Ah, a maternidade e todas as reflexões que ela traz...ou não.
Quando escutei o chorinho de Alice na maternidade e a peguei nos braços pela primeira vez a única coisa que bateu forte, mas forte mesmo, foi um sentimento de responsabilidade absurdo.
E o tempo foi passando e de repente Alice completou dois anos, e eu completei dois anos como mãe/cuidadora período integral. A responsabilidade é realmente grande e ainda assusta.

Mas o que tem me consumido os neurônios por agora é a busca pelo equilíbrio, se é que mulher+maternidade+esposa+alguns dias de TPM+terrible twos combine com a palavra equilíbrio, né.
E aí mesmo que o bicho pega, nesse tempo de mãe/blogueira e com contato ao vivo com outras tantas mães eu sinto uma falta de equilíbrio enorme no maternar. Essa é a minha percepção, só minha, apenas minha??? Claro que não, acredito haver muitas outras mulheres/mães que se sintam assim também.

 Eu ando por aí e vejo muitas correntes, tem da alimentação saudável, do attatchment parenting, do "sou mulher/mãe independente e meu filho vai pro berçário com 6 meses, é bom pra independência dele", tem gente a favor das palmadas e do deixar chorar, tem de TUDO.
E eu tenho uma dificuldade enorme em aderir a tais seguimentos, já parei de seguir muitos blogs por não conseguir ficar lendo sobre o mesmo assunto como se não houvesse um conjunto de coisas importantes na criação de um filho. Acho perigoso demais a gente se fechar à uma doutrina, uma filosofia, um tipo de alimentação, a vida é plural demais e quando acreditamos demais em algo a tendência é pararmos de questionar e o próximo passo é a não evolução.

Levando esses pensamentos para a maternidade eu sempre questiono, o  que é importante nos cuidados com um filho, quais são as prioridades, o que não pode faltar de jeito nenhum e o que é opcional????????
O que eu acho ser bom pra Alice é realmente bom pra ela???? Me preocupo com a saúde física, e também com a saúde emocional, e com a educação formal e...e...e...e penso, e questiono junto ao marido e vamos moldando a nossa família.

Equilíbrio é difícil demais, mas pelos menos pensar sobre isso já nos dá a oportunidade de estarmos abertos e disponiveis para tentar conseguir chegar o mais próximo possível de uma vida balanceada.
Penso, logo insisto nessa busca e que Deus me ajude, amém!

4 comentários:

  1. Olá hoje não é meu dia (sabe como é ?) mas eu não sei pq nunca conseguia acessar seu blog mesmo quando você comentava no meu quando eu clicava para vir ao seu ele me jogava para o google mais e eu não sei usar .... dai que vi esta atualização e corri aqui ....

    posso falar ????

    hoje eu passei um tempão pensando se escrevia muita coisa mais ou menos disso tudo ai que vc falou mas achei melhor não .... hoje esta sendo um dia dificil e ai não quero pesar na mão na hora de postar ....

    logo ....

    eu sinceramente tb ja deixei de seguir uma porção de blog ... as vezes quando leio um ou outro eu me pergunto SÉRIO MESMO ? cara pq eu juro que eu passo 2 horas ou mais dentro de um mercado nos dias de compra isso pq eu não olho o rotulo se eu for fazer igual eu vejo muito pela net eu vou pirar na batatinha ... pq a sensação que eu tenho é de que isso tudo na verdade irou uma competição sobre quem tem a formula secreta para SER A MELHOR MÃE DE MUNDO sendo que o que agente pode é acalantar uma mãe que não esta nos melhores dias hoje ou indicar um metodo que por aqui funcionou mas não sair botando o dedo na cara de ninguem e dizendo ou vc faz assim ou vc é menos mãe que eu ....

    posso falar ???? achei que vc foi super humilde no seu post e eu adorei (é exatamente este sentimento de mães que se perdem e se acham que eu espero ver pela blogsfera materna)

    posso citar esta sua postagem amanha quando eu fizer a minha ?

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, EQUILÍBRIO é a chave pro sucesso materno..rs
    aliás para o sucesso de qq coisa née?
    tem gente que é radical demais, e outros que não são pais "apenas têm filhos"..
    adorei o post.
    bjão..
    aaah , tem sorteio no blog..passa lá
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ps.: ta acontecendo algum problema com o blog ... ontem sua atualização apareceu e eu li e comentei ... hoje fui achar para fazer o tal link da minha postagem e seu post sumiu acredita ??? pq será que esta acontecendo isso ???

    se eu descobrir eu te conto

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Amém! mas sabe, acho legal ler pessoas que defendem com unhas e dentes uma causa. Elas mostram o melhor de sua teoria, são especialistas no assunto, digamos assim. Adorei as pérolas da Alice, rsrs, o "eu limpo com o dedo" foi genial, hehe. Beijos! Nine

    ResponderExcluir