splash

Mosaico de Fotos

22 de dezembro de 2010

Pré-gravidez

Hoje em dia fala-se muito de pré-natal, da importância de se acompanhar a gravidez, cuidados a serem tomados etc, etc...Mas eu nunca vejo nada sobre planejamento da gravidez, cuidados a serem tomados antes de tentar engravidar...
Vou contar aqui a experiência minha e do meu marido e os cuidados que tivemos.
Primeiro passei por uma reeducação alimentar pois estava acima do peso e me alimentando muito mal, isso foi no segundo semestre de 2008, passei a fazer caminhadas também. No início de 2009, já com o peso reduzido, fui pra academia, fazia ioga, pilates e dança...sentia meu organismo mais resistente a cada dia.
Em junho decidimos que era hora de começar pensar em quando iríamos começar tentar engravidar, então formalizamos nossa união, nos casamos em agosto, organizamos o convênio médico.
Em setembro depois de voltarmos da lua de mel marcamos consultas para fazermos um check up, eu e meu marido, para saber se estávamos em perfeitas condições de saúde para começarmos tentar engravidar. Tivemos os resultados de todos exames que fizemos em outubro, estava tudo ok com a gente. Eu só deveria evitar contatos com animais e alimentos crus pois não tinha imunidade para toxoplasmose.
Tomado esses cuidados fui orientada a começar tomar o ácido fólico antes de começar tentar:

"O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança".

Vejo muitas mulheres descobrirem que estão grávidas já com 5 semanas ou mais de gestação e então começarem tomar o ácido fólico, colocando em risco a formação do feto, por pura falta de informação.
E também descobrir que estavam com algum probleminha de saúde que poderá ser agravado com a gravidez prejudicando a gestante e o bebê.
Depois de liberados pelos médicos, engravidamos no segundo ciclo, descobrimos a gravidez dia 17 de dezembro de 2009.
Bem, nós cuidamos muito bem da nossa pré-gravidez, e tive uma gestação super tranquila, mas isso é estória para outro post...

8 comentários:

  1. Andrea que legal você contar sobre o antes. Acredito que é esclarecer pra muita gente. Sou leitora fiel de seu blog, adoro ler o que você tem pra contar, adoro o seu jeito de compartilhar suas experiências (e é bom que já vou aprendendo também,rs).

    A Alice é a criança mais linda que já vi, como é graciosa, adorei o vídeo com os gritinhos... Fico querendo uma filhinha toda vez que vejo a sua, rs.

    Grande beijo,

    ResponderExcluir
  2. Concordo com td..eu tb me planejei antes de engravidar, mudei o plano de saude, esperei zerar a carencia, fizemos uma poupança para os gastos com o baby, comecei a tomar acido folico, fiz todos os exames...e ai, em 3 meses de tentativa, pimba na gorduchinha, rs. Acho que se da para planejar, nao tem porque nao fazer, ne?

    ResponderExcluir
  3. Ah, então, é super legal quem opta por fazer o planejamento completo da gravidez, mas ficar grávida de surpresa também é tão especial que acho que uma coisa cabe pra algumas, outra coisa cabe pra outras, e tudo acaba sendo perfeito e delicioso no final pra todo mundo. Esse é o milagre de gerar uma vida, né? Parabéns pelo blog. Adoro, leio sempre.
    Beijos
    Eve

    ResponderExcluir
  4. Super importante!

    Eu fui pega de supetão, mas mesmo assim, descobri a gravidez com 3 semanas e a primeira coisa foi começar o ácido fólico. Ainda bem que estava em uma das minhas melhores formas, e o resto tudo ok! Engordei só 6kg numa gestação complicada, mas muito bem cuidada!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Andréa, obrigada pelo elogio! :)
    Imagino mesmo que a bagunça deve ocorrer mais enquanto o bebê não adere a uma rotina, né? Vamos ver como nos saimos! rss

    Muito bom seu post. Acho que quando se planeja engravidar, é importantíssimo que o casal passe por esse check-up! Comecei a usar o ácido fólico 3 meses antes de começarmos os treinos e também fiz uma série de exames pra saber se tudo estava bem e estávamos liberados. O problema é quando a mamãe é pega de surpresa. Aí só lhe resta corrigir os maus hábitos e tentar manter uma vida o mais saudável possível!

    Que corpinhoooo o seu! Super magrinha! Eu quero! :P

    Um beijo e um fim de ano maravilhoso pra vocês!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post!!! Também me planejei muito pra minha gravidez. Fui a médica, fiz exames, tomei ácido fólico, emagreci. Enfim, fiz tudo como manda o figurino e isso me deu mais tranqüilidade durante toda a gravidez!
    Tudo tem que ser feito com muita responsabilidade, mesmo!!!!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  7. É acho super importante tb se cuidar antes de engravidar... tb entrei na academia e perdi uns kilos que estavam sobrando e depois começei a tomar o acido folico, a unica coisa que nao fiz foi os exames só fui faze-los mesmo depois que descobri que estava gravida, mais deu tudo certo graças a Deus!

    Bjos querida, um Feliz Natal a vc e toda a sua família linda e que nesse dia tão especial Deus os abençoe e que faça esse amor que vcs tem um pelo outro só aumentar a cada dia :)

    ResponderExcluir
  8. Vc falou no recadinho que deixou pra mim sobre a pré-gravidez. Também me cuidei (e tenho cuidado) bastante desde que decidi começar a tentar. Já estou empaturrada de ácido fólico, rsrsr (5 meses tomando diariamente). Faço qualquer coisa para meuu baby vir com saúde!!!! Muito legal seu post. Bjos.

    ResponderExcluir