splash

Mosaico de Fotos

14 de janeiro de 2013

Feliz Ano Novo!

Tem gente que vira o ano assim que entra dezembro como o meu marido, tem gente que só vira o ano depois do carnaval. Eu acredito que esteja pronta para começar 2013 hoje, nessa segundona, já no meio de janeiro.
Viajamos de férias, visita veio e foi embora, marido voltou a trabalhar...

Janeiro, mês de popularização do teatro aqui em BH e de preparar Alice para o início das aulas dia 5 de fevereiro. Esse é o assunto da vez por aqui. Mas todo o processo de pesquisa, escolha e matrícula durou quase 2 anos.
E agora em janeiro Alice está frequentando a escolinha para brincar e se ambientar com o espaço físico e conhecer as pessoas. Poderia dizer que é uma adaptação, mas eu realmente não gosto dessa palavra empregada ultimamente junto ao ingresso precoce de um bebê à escola.

Alice teve seu primeiro contato com o ambiente escolar em uma visita à escola dos primos pouco depois de completar 1 aninho. Foi apenas uma visita rápida, mas o suficiente para ela se enturmar com professoras e crianças.
Depois com 1 ano e 4 meses ela teve a oportunidade de ir em uma festinha de aniversário em outra escolinha, ficou bem à vontade e chorou na hora de ir embora.
Depois de fazer 1 ano e meio, Alice começou falar e brincar de escolinha e então decidi visitar a escola que muitas mães que conheço colocaram os filhos.

Levei Alice no meio da tarde, fomos muito bem recebidas e pudemos permanecer nas dependências da escola livremente pelo tempo que quisemos. Alice brincando e interagindo e a mamãe observando TUDO.
De tudo que haviam me falado de bom sobre a escola ainda fui surpreendida pelo ambiente harmonioso e feliz. Imagina um lugar com crianças de 2 a 6 anos em que você não ouve nenhum adulto alterar a voz e nenhuma criança reclamar ou chorar???? Eu que já passei por muitas escolas fiquei de boca aberta.

Alice precisou se convencida a ir embora depois de 1 hora e meia e depois dessa experiência passou a falar da "minha icolinha cololida" e pedir para ir.
Alice fez 2 anos em agosto e decidimos matricular ela para o ano de 2013 quando ela estaria com quase 2 anos e meio. Outra visita com o pai que aprovou também e até achou que tem muito adulto pra pouca criança, marcamos a avaliação que é feita com uma das proprietárias que é psicóloga e pedagoga, na qual é avaliado a maturidade da criança para se afastar do ambiente familiar com segurança, nessa escolinha só são aceitas crianças maiores de 2 anos por meio período.
Alice ficou por mais de 30 minutos apenas em companhia da diretora fazendo atividades no ambiente escolar, sem a presença minha ou do pai. No final, veio a diretora sozinha conversar com a gente pois Alice não quis sair do pátio. Fizémos a matrícula!

Ainda levei Alice para visitar a escola duas vezes antes de terminar 2012. E conversamos muito com ela, sobre como vai ser, levamos ela pra escolher a lancheira. Outro dia ela perguntou se eu vou ficar na escola, expliquei que não, que a escolinha é para crianças, que ela fica com a professora e eu e/ou o pai buscamos quando a aula termina. Ela fala o que vai levar de lanchinho e pergunta sobre o que a professora vai ensinar e nós dizemos e sempre ouvimos: "Que mais?"

Uma coisa interessante e diferente nessa escola é que nas férias eles convidam os pais a levarem os filhos para brincarem na escola, muito bom para os alunos novos conhecerem e ótima oportunidade para as crianças se ambientarem antes do início das aulas. Quinta passada levei Alice, lá ela encontrou outros amiguinhos que vão ser da mesma turma e outras crianças maiores, brincou muito, fez lanchinho e queria saber que hora ia ter aula.

Até dia 5 espero levar ela várias tardes para brincar e aguardar o início das aulas, não sei quem está mais ansiosa, Alice ou a mamãe.



Fazendo lanchinho na escola.

Escalando...










8 comentários:

  1. como ela tá mocinhaaa...!!!
    Feliz 2013 pra vcs!!!
    bjão
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oi Andrea
    Saudades de vc escrevendo notícias de vocês.
    Que delícia escolher a escolinha...preparar as coisinhas, o material pra começar as aulas...
    Espero que a Alissa tbm seja assim, goste da escolinha de cara...pois tudo fica mais fácil.
    E como ela está linda, o cabelo cresceu....
    Bom, se cuidem e poste as novidades...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Feliz ano todo com muito boas COISAS a vcs. Adoro acompanhar a Alice, ainda que pela net. Bjus Andrea e Lara coisas=da=lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei..tenho certeza qe vcs fizerem a escolha certa e a Alice vai amar a escolinha.

    ResponderExcluir
  5. Quantas qualidades tem essa escolinha? Vc se importa de dizer qual é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabela, é o NUPI (tem site) na Cidade Nova em BH, vc é daqui?
      bjs

      Excluir
    2. Sou sim Andrea. Moro no Grajaú. Fiquei animada com seus dizeres sobre a escola, mas logisticamnete, fica inviável para mim...

      Excluir
    3. Que pena que não dá pra vcs. Se precisar de alguma ajuda pra escolher, estou perita ;)

      Excluir