splash

Mosaico de Fotos

25 de janeiro de 2011

Pelo direito de atrasar a retirada da fralda

Ontem à noite, relendo algumas matérias da revista CRESCER, me deparei com o seguinte texto:

"Mães norte-americanas organizaram um movimento na internet para pôr fim à pressão dos médicos (e dos avós) para a retirada das fraldas até os 2 anos. Essa é considerada a idade ideal, mas não pode ser vista como regra. E, se você ainda não conseguiu começar esse treino com seu filho, não entre em pânico. A retirada de fraldas tardia, até 4 anos, não traz malefícios para a criança. Cada uma tem seu tempo e não é saudável forçá-la. Seu filho vai dar sinais que não quer mais usar fralda, como reclamar dela ou agachar para fazer cocô, e a retirada deve ser gradual (primeiro a diurna e depois a noturna) para que ele aprenda a controlar seu organismo."

Eu sei que posso parecer precoce em estar pensando nisso, mas é que tive um sobrinho que estava começando o processo de retirada das fraldas quando a irmã nasceu, é lógico que ele não queria saber de parar de usar fralda, e os pais não forçaram, apenas tiveram paciência e ofereciam sempre a alternativa para ele escolher entre usar o banheiro ou a fralda, e sem traumas um dia ele pediu para tirar a fralda, perto dos 3 anos. Nunca fez cocô na roupa, mas às vezes ele vem com o short molhado, se ele está com vontade de ir ao banheiro e tem crise de riso, ele faz xixi. Antes de presenciar essa situação eu na minha santa inexperiência achava que tinha que ter a idade certa e cabia aos pais ensinarem, ainda bem que pude amadurecer a idéia antes de chegar a hora da Alice. E essa hora vai depender do amadurecimento dela, nós (pai e mãe) só vamos estar por perto para orientá-la.

P.S.: Existe hoje em dia uma corrida para o  "desfralde", termo que me recuso a usar, o verbo até existe, mas com outro significado...e vocês mamães o que pensam sobre isso? O que fizeram ou vão fazer?

7 comentários:

  1. Sabe, as vezes eu acho que estamos numa era onde o bebê tem que fazer tudo antes do seu tempo.

    As fases não devem ser puladas, mas nunca pressionadas por antecipação.

    ResponderExcluir
  2. Tb já estou pensando nisso querida e pelo que eu vejo tem de ser com muita calma no seu tempo e muita mais muita paciencia e amor :) tamara que dê tudo certo p/ gente com nossas princesas!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea, que legal esse assunto. Estava falando com minha mãe sobre esse post e perguntei pra ela com quantos anos eu fiquei livre das fraldas. Ela me disse que bem antes de completar 2 anos eu já fazia tudo sozinha. A minha foi que deu mais trabalho, demorou...

    Minha mãe disse que devia ter feito um caderninho, um diário com essas datas, que são importantes. Não sei se vc já faz com a Alice, mas fica a dica. Além de datar as coisas mais comum, como a primeira palavra, essas datas também são legais de anotar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Também acho que não há idade certa para o desfralde, por este motivo ainda nem penso nisso.
    Porém temos de convir que não pode ser muito tarde, tem que ser aos poucos, um processo natural e sem traumas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu estive lendo e pesquisando sobre retirada de fraldas bem cedo, acho super interessante e faz muito sentido. Maas eh claro que cada crianca eh diferente, e eles nem sempre estao prontos para o que nos queremos. Eu vou dar a oportidade dele tentar, e ver o que meu bebe acha, se ele se adaptar, otimo, senao otimo tambem, tudo tem seu tempo certo.
    Adorei seu blog. Vou voltar sempre.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Lindinha! Incrível como mudamos de opinião depois que temos nossos próprios filhos, né? As vezes eu me pego lembrando de comentários que eu fazia quando era mãe apenas na teoria e me dá uma vergonha...porque claro que já aprendi que cada criança é uma, cada pai/mãe são únicos e cada família tem seu modus operandi da maneira que melhor lhe convém.

    Sobre as fraldas eu penso como vc: esperar que a Ísis dê os sinais. Ela tem quase 2 anos (1a9m) mas ainda não demonstra qualquer irritação com a fralda, e como o inverno aqui no sul do sul é super rigoroso, esperarei sem pressa pelo verão que vem.

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que quanto antes parar, melhor, mas estou de acordo em respeitar o tempo da criança!

    Tenho irmãozinhos para dar exemplo para a Lara (o mais novo sempre quer ser grande e igual ao mais velho), como aconteceu com meu irmão menor, que parou de usar fralda durante o dia antes dos 2 anos porque queria ser igual ao irmão mais velho.

    Quero apoiar a Lara e sei que exige muita paciência. Por sorte, isso eu tenho de sobra! =D hehehe

    Beijo!

    ResponderExcluir