splash

Mosaico de Fotos

14 de fevereiro de 2011

Papinha de legumes do desastre ao sucesso em dois dias!

A Alice começou comer frutinhas com 3 meses e 10 dias e também a tomar suco de laranja. Gostou desde o primeiro dia, e tem sido assim com qualquer novidade, troca de mamadeiras (foram 3 diferentes) chupetas (3 diferentes também), dorme em qualquer lugar, não estranha pessoas, nada.
Sábado foi dia da estréia das papinhas de legumes, eu na expectativa de que ia ser igual a todas novidades, mas não foi, e a culpa foi da mamãe aqui...eu decidi que ia dar os legumes separados e sem nenhum tempero para ela conhecer o sabor de cada um. Cozinhei beterraba, cenoura e chuchu (tudo orgânico) no vapor, e como o pediatra falou que era pra usar cebola, azeite e sal, eu fiz um molhinho separado, água, azeite, cebola raladinha e sal. Amassei todos legumes separados, e joguei um pouco do molhinho em cima, e lá vamos nós oferecer para Alice, papai com a câmera pronta para o registro...........



Erros da mamãe: legumes só amassados com o garfo, o sabor já era bem diferente para ela, e a textura ainda atrapalhou, tentar três legumes, e o tempero ficou péssimo também, tadinha da nossa nenezinha.
Fiquei super chateada, mas no domingo, decidi seguir minha intuição e fazer uma papinha do "meu jeito", e então veio o sucesso........



Receitinha 
2 pedaços de chuchu picados
2 fatias de abóbora japonesa (de casca dura verde escura) picada
1 colher de sopa de cebola picadinha
1 colher de chá de óleo de oliva
1 pitada de sal (bem pouquinho)
Fritar a cebola no azeite e acrescentar os legumes, colocar 1 copo de água e o sal, deixar cozinhar até os legumes ficarem molinhos. Deixar esfriar um pouco e bater no mixer ou liquidificador.

Essa deu certo porque a abóbora é adocicada, a cebola frita no azeite fica um temperinho suave e gostoso. E a textura de creme é agradável para o bebê.
Hoje já está na panelinha: chuchu, abóbora e cenoura....
Vou adorar inventar receitinhas de papinha!

10 comentários:

  1. Andrea que máximo isso.

    Deve ser muito estranho para um bebezinho tantos sabores diferentes. Mas com certeza ela gostou da papinha da mamãe.

    Cada dia que passa ela fica mais linda, até lambrecada de papinha.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Andrea que máximo isso.

    Deve ser muito difícil para um bebezinho conhecer tantos sabores diferentes.

    Ela está cada vez mais linda, até lambrecada de papinha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah que legal!
    A carinha boa do segundo dia mostra como ela ficou feliz, que delícia!!!
    Deve ser muito gratificante ver essa alegria né!
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. A Alice amou a papinha da mamãe!
    Bebel também comia assim. E fazia a sopinha e batia no liquidificador.
    E só colocava cebola, azeite e coentro (que é muito comum aqui no Nordeste para temperar). Só coloquei sal bem mais tarde. E eu sempre misturava três verduras na sopinha.
    Si, eu sempre colocava uma batata, inhame ou batata baroa, e mais tarde arroz ou macarrão, que são fontes de carboidratos!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não podemos deixar de seguir nossa intuição materna.

    Parabéns pela papinha sucesso!!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Que linda, soh faltou comer a colher... rs Nada melhor que receita da mamae.
    BJ

    ResponderExcluir
  7. É isso aí! Com gostinho, amor e carinho de mamãe do preparo e jeitinho, vai que vai!

    Tomara que ela goste de tudo! É uma beleza ver eles comendo, né?

    beijos em vcs!

    ResponderExcluir
  8. Manziiiinha!
    Nunca tinha visto um bb vumitar assim! :P a eduarda tbm foi bem difícil fazer ela comer papinha salgada, mais agora graças a deus come beem! e que bom que ela gostou da sua papinha, extinto d mãe é o melhor q existe mesmo! beeijos!

    Ariele e Eduarda! ♥

    ResponderExcluir
  9. Oh, que coisinha mais gostosa. Essa segunda papinha sim parece estar gostosa!!! A Alice está cada dia mais linda!

    Eu adorei visitar seu blog hoje porque acabei esclarecendo minhas dúvidas. Sempre me perguntei se poderia colocar sal na (futura) papinha da Maria Clara... além disso, já peguei uma receitinha aqui de como fazer! Também gostei da dica da babá eletrônica de som e luzes! Eu vivo ouvindo choros imaginários! E a otite, então, ainda ontem pensei se teria algum problema porque entrou um pouco de água no ouvido dela na hora do banho! hehe

    Quanto ao complemento, comecei com o NAN COMFOR, mas ela ficou uns dois dias sem evacuar e achamos que era problema dele. Aí trocamos pro Aptamil 1. Ela continuou sem evacuar e pior: quando fez, era água pura. Voltamos então pro NAN COMFOR, ela voltou a evacuar normalmente (mas tem dias que ainda fica sem fazer), meu leite aumentou um pouquinho e quando ela não quer mamar no peito (pq já se acostumou com a mamadeira e não é sempre que quer no peito), eu tiro o leite com a bomba e complemento com meu próprio leite as outras mamadas. Meu maior problema é que tenho pouco leite e ela só mama quando tenho muito leite. Diminuiu um pouco, ela já larga e chora demaaaais até eu dar a mamadeira. Isso tá me deixando muito chateada. Penso que fui mal orientada quando à amamentação, e isso resultou no ingurgitamento, na mastite etc etc... Conclusão: introduzi a mamadeira e ferrou-se tudo! :(

    Masss, o jeito é se conformar. Eu insisto muito no peito, mas quando ela não quer, não forço. Estressar a bebezinha não dá!

    Um beijo pras duas lindonas!

    ResponderExcluir
  10. Que lindinha a sua Alice!!Conheci seu blog hoje e gostei muito!Esse vídeo dela comendo a papinha tá muito bonitinho, o meu Levi come do mesmo jeito, não pode nem encostar a colher na boca deles que eles já abrem o bocão e ficam ansiosos esperando a próxima colherada!!Bjim!!

    ResponderExcluir