splash

Mosaico de Fotos

23 de março de 2011

A alimentação da Alice

Quando se trata da alimentação da Alice eu sou cheia de neuras...Decidimos que ela teria alimentação orgânica até completar 1 ano e depois continuaríamos com orgânicos e os "outros".
O pediatra liberou as frutas logo depois dela fazer 3 meses (ela parou de mamar no peito com 2 meses e meio...mas essa é outra estória, ainda traumatizante para ser lembrada e contada), aí então começamos a luta para encontrar frutas orgânicas, é difícil, muito difìcil, mas não desistimos, e num supermercado aqui, uma feira ali, outra acolá, conseguimos que a maior parte das frutas que a Alice consome seja orgânica: maçã, abacate, banana, manga, melão, mamão (pêra e laranja serra d'água não são encontradas mesmo)
Depois com 6 meses vieram as papinhas de "sal", legumes são mais fáceis de serem encontrados, mas carne vermelha e frango não conseguimos encontrar de forma alguma.
A papinha deve conter ingredientes dos 3 grupos alimentares:
Alimentos construtores (proteínas, para a formação e regeneração das células)): carne de boi, frango, peixe, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja...
Alimentos energéticos (carboidratos, fornecem energia): arroz, batata, mandioquina, cará, batata-doce, mandioca, macarrão, aveia, fubá...
Alimentos reguladores (legumes e verduras, protegem o organismo) agrião, alface, almeirão, abóbora, brócolis, beterraa, cenoura, espinafre, couve, escarola, repolho, chuchu, abobrinha, vagem, couve-flor, mostarda, repolho...
A Alice começou comer papinha de "sal" assim que completou 6 meses, almoçou por um mês e agora com 7 meses passou a jantar também, faço papinha para dois dias (na geladeira pode ser guardada por 3 dias) no freezer pode ser guardada por mais tempo), procuro variar bastante nos ingredientes, por causa do sabor e nutrientes. A abóbora japonesa, chuchu, descasco, pico e coloco no freezer, a couve e salsinha também são congeladas.
Atualmente a Alice toma 3 mamadeiras de leite, 1 mamadeira de suco de laranja, almoço, janta e papinha de fruta. Nada de biscoito de polvilho ou de maizena, não acho necessário e o pediatra concorda comigo.
Adoro cozinhar e me divirto criando as papinhas dela, sei que deve ser difícil para quem não sabe ou não gosta de cozinhar. E ainda temos que ter o cuidado de oferecer para o bebê mesmos os alimento que nós não gostamos, pois o bebê precisa ter a chance de fazer a própria escolha. Eu adoro tudo, e colocou de tudo na papinha da Alice, mas fico imaginando como deve ser para uma mamãe que não goste de quiabo lembrar dele na hora da preparação da papinha.
E você? Como fizeram, fazem ou vão fazer a alimentação dos babies? Adoro saber...

10 comentários:

  1. parabens tb sou neroticaaaaaaaaaa c alimentaçao da Nina, so dei umas brechinhas apos 1 aninhos e hoje com um ano e meioq uase estpu mais "liberal".
    Nunca dei refrigerante, bala, pirulitos, cafe.
    Dou sim um bolo, um chocolate qdo vamos a festainhas coisas assim q sei q ja pode e um pouco nao fara mal.
    Afinal ela gasta energia e um pouco de doce nao fara mal.
    Ate um ano eu fui a mais chata possivel.
    O frango era so Korim, sem anabolizante.
    Eu amo legumes, verduras e frutas e ela pelo visto segue a mesma linha.
    Vc ta certa e continue assim o qto puder.
    Bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai, acho que esse vai ser um dos meus maiores desafios qdo a Manuela nascer..pois eu nao sei cozinhar, sou atrapalhada e fico pensando como aprenderei a fazer as papinhas...acho que so com o tempo mesmo, ne?

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc conseguiu encontrar os organicos aqui não acho em lugar nenhum :( então vou dando os outros mesmo e hoje a Isabella come muito bem e hoje ela ja começa a jantar e daqui a 2 semanas vou acrescentar o feijão e a gema de ovo.
    Suco ela não gosta mais eu insisto.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Andrea, eu procurei colocar nas papinhas os legumes e verduras que comemos, então não me estressei muito com aqueles dos quais não gostamos, pq ela (Ísis) não comeria em nossa casa mesmo.

    Depois de 1 ano começamos a oferecer algumas saladas cruas e ela tem aceitado bem, aida que cuspa alguns alfaces e rúculas, rsrsrs, mas faz parte da formação do paladar e eu tb nao gostava dessas coisas quando pequena.

    Já orgânicos...nenhum! Aquie em SVP já é difícil encontrar bons frutos, legumes e verduras...orgânicos então é coisa de outro mundo!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro cozinhar e gosto de oferce comidinhas gostosas par a Laura. Agora, que ela come o que a gente come, é muito mais fácil. Como quero que ela tenha uma alimentação boa, me policio em colcoar legumes e verduras sempre na refeição.
    os suquinhos variam entre laranja, mamão, manga e goiaba.
    Nos lancnhinhos, sempre tem banana, iogurte e aveia.
    Agora, colocamos biscoito de polvinho e bisnaguinha tb, pra variar.
    Mamadeira só na hora que acorda e que dorme.
    Refri ainda não.
    E assim vai...

    Bjos.

    É g

    ResponderExcluir
  6. Nunca fui neurótica com a alimentação de Alice..sempre pensei, e quando eu tiver que passar o dia na rua? E quando viajar?
    Então..aqui em casa ela come tudo normal.

    Almoça e janta com os alimentos dos 3 grupos.
    Come feijão, polenta, arroz..tudo.

    Suquinho todo dia.

    E duas ou três mamadeiras por dia.

    Seu café da manhã já é reforçado com pãozinho, frios, iogurte ou o que mais tiver.

    Come gelatina, e apesar de não ser rotineiro, quando estou numa festinha, dou sim um docinho, ou pedaço de bolo.

    Refri NÃO!!rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, também fiz bem parecido com você. E, pode acreditar, Bebel já tem três anos, mas ainda adora a sopinha no jantar. E, na maioria das vezes, quer a sopinha batida, porque se acostumou com o gosto das papinhas.
    Eu incentivo ela a tomar as sopinhas no jantar, porque são alimentos ricos, bem preparados e naturais!
    A preferida dela é de fígado de boi. Olha a receita: Primeiro lavo bem o fígado e limpo com limão (pra tirar o gosto). Depois, corto o fígado bem pequenininho, refogo com cebola e azeite. Coloco batata, jerimum (pra vocês é abóbora seca) e chuchu. Tempero com tomate, coentro (pra vocês pode ser salsinha) e sal. Coloco macarrão de letrinha ou ave-maria (que Bebel gosta por ser pequenininho). E pronto! Pra quem gosta de fígado, fica bem gostosa.
    Bebel adora fígado! Come essa sopinha de duas a três vezes por semana, no jantar. E nunca teve anemia! Também, com tanto fígado!!! kkk
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  8. oi flor... que alimentação invejável hein, parabéns! eu aqui em casa não consegui seguir tanto a risca. na verdade eu e meu marido sempre fomos da massa e dos lanches, rs, então a Kamila comendo frutas e verduras pra mim já é ótimo. hoje a alimentação dela é como a nossa, arroz, feijão, massa, salada, mas como falei lá no blog, estou tendo problemas. ela até come pãozinho de manhã, fruta, mas na hora da comida mesmo, ela corre, rs... espero que seja só uma fase. ah e sobre o q vc falou, de ter horário certo pras refeições, e se não comer, só vai comer na próxima. eu tb pensava assim, mas não consegui manter não. eu fico com pena, ela pede as coisas depois, normalmente pede maça, banana, mas pede principalmente o peito (é, ela ainda mama no peito). espero que vc seja mais pulso firme que eu, rs. beijos

    ResponderExcluir
  9. Por aqui também tenho a maior dificuldade com as frutas orgânicas, as verduras são mais fáceis. Adotei os orgânicos para todos da família.
    As papinhas da Alice são feitas diariamente e ela adora, é bôa de boca mesmo. Estamos neste mês introduzindo a mesma comida que comemos na alimentação dela, lógico que moderando no sal e nada muito gorduroso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Tbm queria dá frutas e legumes orgânicos para o Levi, mas aqui tbm é bem difícil de encontrar, vou até dá uma procurada nos supermercados hoje.Vai passar uma matéria no Globo Repórter hoje sobre alimentos orgânicos, quando passou a chamada me lembrei do seu post!Rss!
    Bjos!!

    ResponderExcluir