splash

Mosaico de Fotos

10 de dezembro de 2010

Pico de crescimento e/ou pico de desenvolvimento?

Ontem o dia estava normal até perto das 18:00 quando resolvemos sair com a Alice, fomos de carro até o supermercado pois o tempo não estava bom pra ela sair com o pai de caguru como está acostumada. Quando tirei ela do bebê conforto ela começou choramingar, pensei que fosse porque ela viu o pai já fora do carro...mas que nada ficou chorosa o tempo todo dentro do supermercado, que ela adora...
Voltamos rápido para casa e lá vamos nós tentarmos descobrir o que ela tinha:
Era hora da papinha de fruta, amassei banana com ela chorando, ela comeu duas bananinhas e continuou chorando, amassei mais outra, ela comeu um pouco, chorando...
Nessas horas eu e o pai começamos pensar na lista de coisas que possam estar incomodando nossa pequena:
Não era fome...
Tiramos a roupinha e fralda...
Tentamos dar um banho rápido no chuveiro, e foi mesmo bem rápido pois ela continuou chorando...
Tentamos dar mamadeira, ela mamou 20 ml, chorando...
Colocamos fralda e roupinha com ela chorando...
A Alice não é um bebê chorão, ela no máximo resmunga na hora que está com fome, sono.
Depois de trocada tentei colocá-la no berço, ela chorou pra valer, então aninhei ela no meu colo, demos chupeta e ela foi se acalmando e dormiu, na primeira ve que tentei colocá-la no berço, chorou, fiqui com ela no colo novamente até ela pegar no sono.
Depois que coloquei ela no berço corri pra net, lembrei dos picos de crescimento e picos de desenvolvimento, encontrei um post no blog da Maria Adriana bem interessante:

Pico de Crescimento.

É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas.A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê.

Períodos comuns deste "picos de crescimento" ocorrem por volta dos:

* 7-10 dias
* 2-3 semanas
* 4-6 semanas
* 3 meses
* 4 meses
* 6 meses
* 9 meses (mais ou menos).


Salto de Desenvolvimento

Seu bebê anda chorando muito? Não está dormindo bem? Querendo só ficar no colo?ATENÇÃO MAMÃE,PODE SER UM SALTO DE DESENVOLVIMENTO!

Veja o que pode estar acontecendo...O fato é que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim às vezes dão uma acelerada,outras vezes fica mais devagar etc. Existe um livro holandês que contém toda a cronologia destes saltos. O livro diz que o período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho... O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE.

Então,nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com freqüência também comem e dormem pior.
E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade.

Acho que deve haver uma certa variação entre bebês, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores é a seguinte:

*05 semanas / 1 mês
*08 semanas /quase 2 meses
*12 semanas /quase 3 meses
*19 semanas /4 meses e meio
*26 semanas /6 meses
*30 semanas /7 meses
*37 semanas / 8 meses e meio
*46 semanas / quase 11 meses
*55 semanas / quase 13 meses
*64 semanas / quase 15 meses
*75 semanas / 17 meses

Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebê de repente começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa...

O segredo é termos PACIÊNCIA, AMOR, CARINHO, COLO,ETC...Pois passa rapidinho!

Resumindo:PICOS DE CRESCIMENTO (que tem a ver com alimentação, aumento de demanda de mamadas do bebê para suprir esse periodo que precisa crescer mais).

SALTO DE DESENVOLVIMENTO (periodo onde o bebê esta desenvolvendo novas habilidades e muda de comportamento para "trabalhar" nessa nova habilidade).Ambos fenomenos podem ocorrer ao mesmo tempo, é só dar uma olhada como a tabela deles se intercalam em alguns periodos.

(Fonte: Gravidez Caminho de um Sonho)

Perto do 2 meses a Alice passou um dia inteiro apenas mamando e dormindo, nada fazia ela ficar acordada, até então eu nunca tinha ouvido falar neses picos, comentando com uma mãe que conheço ela falou que devia ser o pico de crescimento. Nada como troca de experiências entre mamães ao vivo ou pelos blogs, não é?
Hoje a Alice continua chorosa, mamando bastante e dormindo também...

10 comentários:

  1. Muito bom ler sobre isso aqui! Eu já havia lido sobre o pico de crescimento, quando às vezes é necessário até suplementar o leite materno com o artificial, mas sobre o salto de desenvolvimento eu nunca havia ouvido falar. Adorei a informação!

    Realmente essa troca de informações entre mães é ótima! Há tantas coisas que só estou começando a descobrir agora (como o bisfenol, que li por aqui também!)...

    Beijos pra vocês duas!

    ResponderExcluir
  2. menina depois me conta detalhes desta façanha, avisar a familia por email, uau q maximooo!!!! Bjs na pequena e da-lhe pico de crescimento, aqui estamos na fase dos caninos que eram p vir so c 18 meses, minha pimpolha tem 12 dentes e pelo visto em breve serao 16.....Bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa Andrea que post interresante!!! nunca ouvi falar disso acredita...kkkk
    adorei :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que o Nana Nenê surte bons efeitos em pessoas que conheço "na vida real". :)

    Andréa, uma dúvida: meu quarto é um pouco longe do quartinho da Clara e não me sinto segura de deixá-la dormir no berço no começo, mesmo com a babá eletrônica do lado. Por outro lado, tenho receio de deixá-la dormindo um tempo no nosso quarto e ela não se acostumar mais no dela. Como você fez com a Alice?

    Outro beijo!

    ResponderExcluir
  5. Entendi... vou fazer isso então. Deixo ela dormir no carrinho até 1 - 2 meses e durante o dia ponho ela no bercinho!

    Obrigada! :)

    :*

    ResponderExcluir
  6. A Lara está assim desde o início da semana, e eu logo vi que era um salto de desenvolvimento! Ela não quer mamar muito, fica só dormindo, e choramingando o tempo todo (coisa que não lhe é costumeira, assim como a Alice).
    Sem falar que só dorme no colo ou com alguém literalmente grudado nela, fazendo cafuné!!! hehehe

    O bom é que no final elas aprendem coisa nova, ou crescem, né!
    Só nos resta ter paciência e muito amor para dar! =D
    BEIJO!

    ResponderExcluir
  7. Que interessante.Não sabia nada a repeito,achei por diversas vezes estranho meu bebe chrando enão compreendia,e sempre ligava pro pediatra dele (pq não é comum meu filho choramingar)Ele sempre me disse que é natural...solicitou por algumas vezes exames e como sempre,graças a Deus dava em nada.Obrigada por compartilhar suas experiencias e informações,extremamnete produtivas.

    Bus e fique com Deus vc e sua família linda

    ResponderExcluir
  8. Pode ser sim! Com o Lucas era super visível quando estava nesses picos!
    O remédio é muuuita paciência e carinha de mamãe!!!
    Melhoras pra pequena!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, nunca tinha ouvido falar disso, nem das mamães que eu conheço! Bom saber disso com antecedência...
    Minha pequena vem vindo aí e tb é Alice! =D sua Alice é linda!!! beijinhoo fica com Deus

    ResponderExcluir
  10. Ufa!! Que alívio ler este post!! Passei por isso nos últimos 3 dias com a minha Sofia e estava desorientada sem saber o que poderia ser. E para piorar tive que escutar todo mundo dizendo que ela estava manhosa, que eu a estava acostumando mal colocando-a no colo, etc...E como num passe de mágica, hoje ela acordou às garagalhadas, num ótimo astral, mamou, está tirando a sonequinha dela e tudo voltou a normalidade... rs... Como é bom trocar experiências...

    Valeu Andrea!!

    ResponderExcluir